Projeto-pesquisa oficna de portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE

MINAS GERAIS







GILSON VENTURA

LEONARDO AUGUSTO TRINDADE NEVES



















UNIVERSIDADE FEDERAL DE

MINAS GERAIS





código “Q”: EFICIÊNCIA E EMPREGO comunicaTIVO NAS INSTITUIÇÕES DE SEGURANÇA PúBLICA E NAS FORÇAS ARMADAS











Trabalho apresentado na Disciplina deOficina de Leitura e Produção de Textos do Curso de Letras – Noturno, turma LET 034-N5 da Faculdade de Letras.




Professor (a) (Dr., Ms ): Carla Viana Cascorelli









RESUMO

o presente trabalho tem por finalidade, analisar a importância do código “Q” dentro das Unidades de Segurança Pública (Polícia Militar e Guarda Municipal) e dentro das Forças Armadas (ExércitoBrasileiro). Tal investigação foi realizada a partir dos questionamentos (entrevistas e acompanhamento de relatos no local) realizados junto a esses representantes que compõe o público alvo do escopo do projeto, averiguando o grau de empregabilidade e de eficácia do referido código no atendimento de ocorrências (acidentes no trânsito, congestionamentos no trânsito, ocorrências policiais e uma operação degarantia da Lei e da Ordem, realizada por alguma unidade do Exército Brasileiro) na cidade de Belo Horizonte.



Diante dos resultados já colhidos, concluímos que o código “Q” constituiu uma ferramenta de fundamental importância, nos modos operantes dessas representações das Unidades de Segurança Pública e do Exército Brasileiro, mostrando-nos uma singular agilidade, pro eficiência,determinismo, uniformidade e garantia comunicacional dentro desses referidos órgãos, garantindo assim, a funcionalidade operacional destas organizações.



Introdução

Esta pesquisa tem por finalidade averiguar a empregabilidade do código “Q” nas Instituições de Segurança Públicas (Polícia Militar, Guarda Municipal) e nas Forças Armadas (Exército Brasileiro), bem como o código se apresenta na situaçãode comunicação entre os sujeitos “emissor”, “receptor”, a mensagem e o canal de comunicação propriamente dito.



A sugestão do projeto surgiu da observação de como o código agiliza os processos de atendimento durante a ocorrência de fatos extra-cotidianos envolvendo a forma de como as entidades de Segurança Pública se comunicariam durante as várias situações que interferem na vida dapopulação das grandes cidades.



Como unidade de referência, observaremos uma patrulha da Polícia Militar de Minas Gerais, uma fração da Guarda Municipal especializada no trânsito e uma missão de escolta do Exército Brasileiro, na cidade de Belo Horizonte, onde todos os dias haverão solicitações através das discagens gratuitas ou através de solicitações entre estas unidades gerando daí, a partida devárias viaturas operacionais através das vias de escoamento da cidade, deslocando-se para atender ou socorrer alguém, que esteja com sua vida em perigo ou que esteja comprometendo a segurança de outrem.



justificativa

Por um acaso, você já pensou em como as Unidades de Segurança Pública conseguem atender de forma rápida e eficiente uma ocorrência? Será, que durante o recebimento daocorrência, eles se comunicam de forma convencional como em uma conversa ou se eles empregam um determinado código, para agilizar essa comunicação?



Durante a realização do projeto, acompanharemos algumas representações desses Órgãos de Segurança em suas missões especificas , procurando registrar as mais variadas formas de emprego do código “Q” no atendimento de uma ocorrência, com o intuito deobservar o emprego do mesmo definindo se o referido código, realmente constitui um diferencial na agilização, praticidade e eficácia da ocorrência, objetivando dessa forma, mostrar que a comunicação baseada no emprego do código “Q”, tornou-se um fator preponderante para o sucesso das mais variadas missões, salvaguardando os acidentados, os transeuntes, os vários casos de acidentados existentes...
tracking img