Projeto pesquisa internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA



1-INTRODUÇÃO

Os contornos da relação que as crianças e os jovens desenvolveram ou têm vindo a desenvolver com as novas tecnologias são difíceis de explicar, mesmo com a investigação já disponível sobre o tema. Sabemos que os jovens gostam de fazer amigos através da Internet, adoram participar nas redes sociais, não vivem sem o telemóvel e passam horas a falar noMessenger. Mas continuamos a ficar surpreendidos quando um adolescente afirma ter centenas de amigos online, enviar outras tantas mensagens de sms por semana e até por dia ou revoltar-se quando se lhe proíbe a utilização do telemóvel. Ainda não compreendemos
cabalmente as novas formas de sociabilidade nem o que as sustenta e tampouco aceitamos que estas estejam a mudar radicalmente. Continuamospresos a modelos completamente distintos de brincadeira, jogo, relacionamento entre pares e aprendizagem e, apesar do conhecimento que temos vindo a aprofundar sobre a geração dos nativos digitais (Prensky, 2001a), não se pode deixar de constatar que a educação ainda não se adaptou a estes moldes.


2-TEMA

O uso da internet por crianças



3-DELIMITAÇÃO DO TEMA

O uso da internet porcrianças de 7 a 12 anos



4-PROBLEMA

A liberdade que ela dá de acesso a dados, a sua enorme atração e os perigos físicos que ela traz, principalmente para crianças e adolescentes.





5-HIPÓTESE

Uma criança ou adolescente usando a Internet sem controle por parte de pais ou responsáveis pode fazer acesso a todo tipo de dado, o que caracteriza uma educação libertária, isto é, a criançafaz o que quer.



6-JUSTIFICATIVA

A Internet pode ser um ótimo local para aprender, se divertir, bater papo com os amigos da escola e simplesmente relaxar e explorar. Mas, assim como no mundo real, a Web pode ser perigosa para as crianças. Antes de permitir que seu filho permaneça online sem a sua supervisão, estabeleça algumas regras com que todos concordem.
Ela oferece inúmerosrecursos e oportunidades para aprender, mas também contém uma grande quantidade de informações que pode não ser nem útil nem confiável. Como qualquer um pode publicar comentários ou informações na Internet, os usuários precisam desenvolver algumas habilidades de pensamento crítico, para julgar a veracidade das informações disponíveis online.
Isso é particularmente verdadeiro para crianças que tendem aacreditar que "se está na Internet, deve ser verdade". Tradicionalmente, os recursos impressos sempre tiveram seus meios de proteção — como editores revisores ou verificadores de fatos — para eliminar erros, mentiras e informações pouco precisas. Entretanto, em muitos casos, a Internet não possui esses meios de proteção para verificar a validade das informações publicadas online.
Ensine ascrianças como a Internet funciona e explique que qualquer um pode criar um site da Web, sem que ninguém lhe pergunte nada. Ensine-os a usar vários recursos de informação e a verificar, questionar e confirmar o que encontram online.

7-OBJETIVO GERAL

Observar o fácil acesso por crianças no uso da internet, sem nenhuma supervisão ou orientação por parte de um adulto.



8-OBJETIVOS ESPECÍFICOS• O fácil acesso a internet em casa ou nas lan house.

• A falta de orientação dos responsáveis.

• Os sites que são proibidos para menores são expostos e de fácil acesso nas redes sócias.



9-METODOLOGIA

Haverá uma pesquisa de campo, e diante dos problemas apresentados foram entrevistadas crianças de 9 a 12 anos de ambos os sexos, escolhidos por classe social, num total de15 entrevistas.

A intenção e orientar não só os pais como as crianças, sobre o perigo de acessar alguns sites e redes sociais. Usaremos um questionário com 15 perguntas feitas diretamente com as crianças.

Onde temos vários relatos de humilhações, seqüestro e até assassinatos de crianças que se relacionam com pessoas perigosas que as enganam facilmente pela sua inocência e falta de...
tracking img