Projeto pedagogico o lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO PEDAGÓGICO : O LIXO
PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLA  MUNICIPAL QUINITINO CUNHA-    MAIO DE 2010
       

- O LIXO -
     UM GRANDE PROBLEMA DA ATUALIDADE:

Nesse mês de maio iremos trabalhar com o tema "O LIXO" uma problemática da atualidade, que perpassa por uma educação ambiental. Aos professores da rede pública e seguidores que se interessar pelo tema acesse com frequencia e veja asnovidade, atividades, vídeos e dinâmicas sugeridas para o tema. Segue abaixo o projeto.

JUSTIFICATIVA:

Os parâmetros curriculares do MEC trás a necessidade de trazermos para sala de aula temas transversal como a formação da consciência ambiental do homem no desperdício de água, na reciclagem do lixo entre outros . Vivemos numa aldeia global. O estilo de vida do homem sul americano afeta demaneira indireta a vida de outros povos do planeta. Não podemos mais pensar que as queimadas daqui não atingiram os povos de outras aldeias. O planeta Terra é nossa moradia e pede socorro!

                                                                                               

Nossa responsabilidade em cuidar do lixo não termina na porta de nossa casa. Vai muito mais além. Oaquecimento global é conseqüência desse estilo de vida egoísta e consumista que o homem vem construindo dia a dia sem se preocupar com a sustentabilidade do planeta. Nós, professores e professoras da rede pública temos o estrito cumprimento do dever legal de mudar essas realidade. Provocando discussões nas salas de aula, onde leve ao aluno a refletir sobre suas atitudes como um co-responsável por umplaneta mais saudável, uma vida mais leve, como menos desperdício e responsabilidade social. Esse efeito dominó, com certeza, provocará resultados significativos se implantado desde cedo nas crianças e desde já nos adultos. Precisamos pensar em atitudes com urgência para melhoria da qualidade de vida e sobrevivência da espécie humana no nosso planeta. Nesse sentido o colégio Quintino Cunha vem trazerpara prática através desse projeto uma reflexão que possa provocar mudanças atitudinais em nossos alunos quanto à problemática do lixo, desde atitudes simples de armazenamento do lixo doméstico, a coleta seletiva, a fiscalização de lixões abertos, como a exigir de nossas autoridades ações mais energética nesse sentido.

OBJETIVO GERAL: Desenvolver nos alunos uma consciência participativa deresponsabilidade social quanto a melhoria do meio ambiente para uma qualidade de vida saudável para todos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Capacitar os alunos a fazerem uma coleta seletiva do lixo doméstico;

2. Descobrirem os alunos as doenças provocadas pelo acumulo do lixo;

3. ampliar o conhecimento dos alunos sobre reciclagem do lixo;

4. Conhecer o tempo de decomposição do lixo queproduzimos;

5. Conhecer a realidade daqueles que vivem do lixo

TÓPICOS SOBRE O TEMA

Discussão político-pedagógica da palavra LIXO

Classificação, característica origem do lixo

Doenças causadas pelos acumulo do lixo

Formas de reaproveitamento do lixo

Leitura da Carta da Terra;

Tabela do tempo de decomposição do lixo

Visão da coleta do lixo nas principais cidades do Brasil;A indústria do lixo: catadores- empresários;

As leis regulam o lixo;

Dicionário do lixo

DESENVOLVIMENTO:

O projeto será lançado na primeira semana de maio e terá como cenário a recepção dos alunos em sala de aula toda cheia de lixo. Colocando os alunos diante dessa realidade, observar qual a reação deles e que atitudes irão tomar. Após a limpeza da sala, abrir círculo de debate.Perguntar o que eles sentirem? Porque sentiram. Qual a sensação depois da limpeza? Como seria a escola, sua rua, a cidade sem a coleta de lixo? Deixar os alunos liberarem sua oralidade. Quando o professor sentir que o assunto estar se esgotando, instigar novamente, reformulando perguntas a partir de seus pensamentos e colocações. O projeto deverá todo dia ter esse momento de debate sobre o que...
tracking img