Projeto para trabalho em loja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO COM A EQUIPE DA PLOFT

Daniela Cristina Alves Costa |

1. VISÃO GERAL DO PROJETO

Quando fazemos algo que nos agrada, mas que não é próprio de nossa personalidade sentimos uma alegria e satisfação passageira; e quando fazemos algo que de fato condiz com nossa natureza, sentimos uma alegria e satisfação permanente, uma espécie de contentamento interno. .Foco agora em dois tipos de empolgação – a temporária e permanente, trazendo essas duas expressões para o mundo coorporativo.
Muitas pessoas falam em melhorar o clima organizacional e para tal, não abrem mão de palestras, dinâmicas e momentos de lazer e festas para o bom entrosamento dos colaboradores de uma instituição. Geram um clima de alegria, de folia, trazem sorrisos aosnossos lábios, e às vezes até fazem pessoas vencerem a barreira da timidez.
Mas me pergunto até que ponto essa sensação é permanente? Ou ela é uma satisfação temporária? Reconheço que estes momentos ajudam a criar um clima de descontração, mas que sozinhos não melhoram um clima organizacional de uma instituição.
Mais do que em padrões, creio nas pessoas e na energia queelas podem transmitir. Creio principalmente que o bom clima organizacional nasce da satisfação interna de cada um. Afinal como está satisfeito se a rotina consome? Se o telefone não para de tocar? Se sua remuneração não está adequada? Se suas idéias não são ouvidas? Se reestruturam seu setor, sem nem questionar a própria equipe? Se seu líder não te der as ferramentas adequadas para realizar seutrabalho? Se enquanto você corre para cumprir prazos, alguém está a passear na internet? Se as tarefas não estão bem distribuídas? Ou se seu colega centraliza demais?

O trabalho deve também suprir a necessidade de estima. Despertar em cada colaborador o sentir parte do grupo e corresponsável pelo seu sucesso ou fracasso. Quando se está motivado, se trabalha melhor, se seu colegado lado também está motivado, ele também trabalha melhor e assim gera-se uma corrente de pessoas motivadas que trabalham exultantes e tornam o clima organizacional algo não só positivo, mas permanente.
É importante lembrar que todos temos momentos de “stress”, nossos “abusos” e que cada um expressa diferentes formas de agir e pensar. E que nessa batalha para manter o climaorganizacional harmonioso, muitos lideres passam pela atividade de gerenciar conflitos. Tendo os mesmos que direcionar seu discernimento para o julgamento dos fatos e não das pessoas envolvidas, agindo com imparcialidade e não com predileção.

Não descarto momentos de lazer, Não descarto dinâmicas, mas abraço e tenho orgulho de quem sem usar dessas ferramentas, conseguiu fortalecer suaequipe a ponto de cada colaborador brigar pelo desempenho das atividades do setor. Simplesmente porque conseguiu identificar as necessidades de cada um, mesmo que estes não falassem e batalhou para supri-las e fornecer ferramentas para o bom andamento do seu trabalho.

É importante lembrar que acima de qualquer cultura ou clima organizacional, o principal objetivo de umaorganização é seu resultado financeiro. E que cada setor e/ou departamento deve estar voltado para o bom aproveitamento dos recursos disponíveis e a geração de lucro, fazendo-se necessário muito trabalho, concentração e foco nos resultados.

2. JUSTIFICATIVA

O projeto tem como objetivo analisar o ambiente de trabalho e as variáveis que o influenciam, positiva ou negativamente, alémda satisfação dos colaboradores da organização em relação à diversos fatores, como ambiente de trabalho, comunicação, liderança, motivação, relacionamento interpessoal e outros, possibilitando a resolução dos problemas identificados.
De um lado, os consumidores pressionam as organizações pela melhoria da qualidade dos produtos e serviços. De outro lado, os trabalhadores cada...
tracking img