Projeto para eja i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto para Eja I
PROJETO  ESCRITA NO CONTEXTO SOCIAL DAS SALAS DE EJA
Realização:
Período:
Local:
Formador:  Elma  Sales Morais
PROJETO LER, ESCREVER E SER FELIZ
O analfabetismo e o baixo nível de escolarização constituem um empecilho a liberdade plena das pessoas, afetam a autoestima, são um impedimento concreto ao exercício da cidadania.
José Barbosa da Silva
PRÍODO DERELAIZAÇÃO:
PÚBLICO ALVO: Alunos e alunas do Programa Brasil Alfabetizado
JUSTIFICATIVA
A modalidade Educação de Jovens e Adultos assume o caráter de obrigatoriedade e gratuidade com a LBD 9394/96, garantindo  educação a todos aqueles que não tiveram acesso aos estudos ou não conseguiram concluir na idade própria. Tornar este direito uma realidade, possibilitando que este acesso tenha ênfase napermanência e no sucesso escolar destes alunos e alunas constitui-se em um grande desafio.
Desenvolver a capacidade linguística destes alunos e alunas será o foco deste projeto por acreditarmos que este conhecimento fará a diferença sendo este o objetivo maior dos alunos e alunas que estão nas turmas de EJA. Esta preocupação nasce da constatação do baixo nível de rendimento na aprendizagem de leitura eescrita deste público no 1º segmento desta modalidade. Propomos a alfabetização e letramento, fundamentadas nos estudos de Emília Ferreiro,Telma Weis, Ester Pillar e nos princípios éticos, pautados na equidade, liberdade autonomia e justiça social da concepção freiriana, e na temática informática na sala de aula trabalhada neste curso,  neste sentido selecionamos a história UM HOMEM QUE APRENDEU ALER, UMA OUTRA HISTÓRIA DE AMOR de Fabiano Santos, criamos  a partir da história um campo semântico que referenciam  um conjunto de atividades didáticas enriquecidas pela informática educativa e direcionadas ao desenvolvimento do processo de aquisição do código linguístico com foco nas hipóteses de leitura e escrita, nas estratégias de leitura, na compreensão leitora e na produção textual, fazendouso das mais diversas mídias.
OBJETIVO GERAL
Promover o  desenvolvendo habilidades e competências linguísticas com vista a resgatar a autoestima e possibilitar o exercício pleno da cidadania
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Favorecer um momento de ludicidade ,amenizando o stress do dia dia.
Desenvolver em cada educando a capacidade de concentração ao ouvir e refletir na história contada. .Elaborar,aplicar e avaliar provocações didáticas contemplando os seguintes eixos: hipóteses de leitura e escrita, estratégias de leitura, compreensão leitora e produção textual, fazendo uso da interação das mídias.
METODOLOGIA:
O Projeto   poderá ser  enriquecido  o  com atividades artísticas contextualizadas dentro das histórias, textos e canções selecionadas. Durante a contação  das histórias oprofessor  desenvolverá  as estratégias de leitura. Durante a realização das atividades o professor deverá circular entre os alunos facilitando a elaboração e checagem das hipóteses de leitura e escrita, oferecendo conflitos para desestabilizar hipóteses e ajudar na construção de novas hipóteses.
O professor contador de histórias deverá vivenciar as emoções, dando vida, criando o encantamento dashistórias, dos textos e canções previamente selecionadas com temas direcionados a realidade dos educandos e que  visam fortalecer e elevar a auto – estima dos alunos.
Alfabetizar a partir da contação de histórias é o diferencial deste projeto, pois a partir delas trabalhamos a temática contida em cada história, criamos o contexto, as possibilidades de interdisciplinariedade, o campo semântico quereferenciam as atividades a serem trabalhadas as hipóteses de leitura e escrita, oferecendo aos alunos uma aprendizagem significativa e prazerosa, oportunizando uma releitura do mundo, o desenvolvimento do senso crítico e de sua conscientização de homem sujeito da história.
CRONOGRAMA
TÍTULO: PROJETO LER, ESCREVER E SER FELIZ
:
Ações Previstas




1-Apresentação do projeto com a...
tracking img