Projeto nosso folclore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Título do Projeto:
Nosso Folclore

2- Público-alvo:
3°- ano do ensino fundamental l

3- Instituição de Prática de Estagio:
Escola Municipal Monsenhor Tarcísio Falcão

4- Município: Garanhuns Estado: PE

5- Responsável Legal pela Instituição de prática de Prática de Estágio (Diretor ou Presidente):
Marli Morais da Silva (Diretora).

6- Período de Pratica:
De 20 a 31 deAgosto de 2012






7- Caracterização da Realidade:
A Escola Municipal Monsenhor Tarcísio Falcão, está localizada na Avenida Sátiro Ivo, n°-329, no bairro do Magano Garanhuns- PE, funcionando como Unidade de Ensino desde fevereiro de 2003, foi criada a partir da necessidade existente na comunidade do bairro do Magano no que diz respeito à escola que atendesse a uma clientela destinada aEducação Infantil, e que por vez encontrava-se exposta a sua venerabilidade social acentuada. Surgiu então, a escola, anteriormente chamada de Centro Social Santa Terezinha, tendo como fundadores um grupo de religiosos liberados pelo padre holandês Gerbrando Groin, quais idealizaram um centro comunitário que promovesse, além da assistência social, outros aspectos tais como, formação do cognitivo e dosócio- emocional.
Nos dias atuais a escola vem desenvolvendo um trabalho mais voltado para o letramento, ressaltando ainda a importância do amar e educar. Por ser esse o lema seguido pelos criadores e fundadores da Escola Municipal Monsenhor Tarcísio Falcão. Onde possui um amplo espaço, boa iluminação, o mobiliário encontra-se em perfeito estado de conservação, as salas são bem arejadas, comjanelas que dão para o pátio, todas decoradas para cada tipo de faixa etária, muito aconchegante, com o cantinho da leitura, painel com o alfabeto, com os números, painel dos aniversariantes de cada mês e também mural para expor os trabalhos realizados na sala.
A equipe pedagógica dessa instituição é abrangente, no sentido de interação. Durante a semana pedagógica (previsto no calendário escolar),analisam minuciosamente os conteúdos desenvolvidos na proposta pedagógica acompanha o rendimento escolar, participam, sempre que convocados, de cursos, seminários, reuniões, grupos de estudos e entre outros. Os professores com os alunos são bem atenciosos, participativos, carinhosos em fim todos que fazem parte da instituição são bem interagidos uns com os outros.
Esta instituição é composta de: 01(uma) diretoria; 01 (uma) sala de professores; 09 (nove) salas de aula; 06 (seis) sanitários; 01 (uma) cozinha; 01 (uma) dispensa; 01 (um) almoxarifado; 01(um) auditório; 01 (um) pátio sem coberta; 01 (uma) quadra esportiva em anexo; 01 (uma) sala de leitura e atende um numero de 453 (quatrocentos e cinquenta e três) alunos na faixa etária de 04 (quatro) á 12 (doze) anos e possui um numero de 37(trinta e sete) funcionários. Sendo 01 (uma) diretora; 01 (uma) secretaria; 01 (uma) coordenadora; 17 (dezessete) professores; 06 (seis) auxiliar de serviços gerais; 02 (dois) vigilantes; 06 (seis) professores de apoio; 03 (três) merendeiras nos turnos manhã e tarde. Na sala em que vô estagiar são alunos do terceiro ano do ensino fundamental l, é composta por 28 crianças, sendo 16(dezesseis)meninos e 12 (doze) meninas, com a faixa etária de oito á nove anos de idade.
O Projeto Politico Pedagógico apresentado na escola tem como objetivo nessa fase, a produção de aprendizagem pelas próprias crianças, as quais levam à construção de estrutura de pensamento e as possibilidades de novas aprendizagens em novos contextos, ou seja, uma educação que desenvolva a criança em todos os seus aspectosafetivo, cognitivos e sociais. E também tem meta de integrar a família como agente participativo, formar grupos de estudo envolvendo diretor, educador e o pessoal administrativo, identificarem obstáculos e discutir o que a escola possui e precisa lançar para superar as dificuldades sugeridas, garantindo assim um ensino de qualidade.











8- Justificativa:
O folclore é uma...
tracking img