projeto multidisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto





Faculdade Anhanguera de Brasília
Nome:
RA:
Disciplina: Projeto Multidisciplinar 2
Turma: p3





Projeto Multidisciplinar 2










Passo 1: Em no máximo 15 linhas, caracterize o espaço e os objetivos de uma brinquedoteca instalada em uma escola de educação infantil.
O espaço desse tipo de brinquedoteca deverá ser amplo, criativo, estimulante e mais que isso,deve haver uma grande variedade de brinquedos móveis adequados e uma decoração especifica de modo que as crianças sentam-se acolhidas e livres para que possam brincar e expressar-se tanto sozinhos quanto em grupos. É importante também haver vários ambientes como canto da leitura, de contar história de invenções entre outros.
Os objetivos desse tipo de brinquedoteca é o de estimular a criança abrincar livremente sem que se sinta forçada a praticar tais atividades e a imaginação, dando a devido importância ao uso dos brinquedos e jogos no processo de seu desenvolvimento, pois tanto as brincadeiras quanto os jogos são atividades que têm funções lúdica e educativas favorecendo assim a sua aprendizagem. A brinquedoteca não só auxilia na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social,emocional, cognitivo e na construção de pensamentos.
Passo 2: Caracterize, em no máximo 15 linhas, acrescentando ao que foi escrito no Passo 1, o espaço e os objetivos de uma brinquedoteca instalada em uma faculdade ou universidade.
 
Visto que a Brinquedoteca é um agente mediador de aprendizagem, onde estimula e aperfeiçoa as características motoras, afetivas, cognitivas, e sociais do aluno naescola, fica claro que tal espaço lúdico se faz bastante importante em uma instituição de ensino para crianças, pois devido a modernidade tal espaço vai ficando de lado, sendo assim substituído por computadores,tablets, celulares e etc.
Quanto a brinquedoteca instalada nas mediações de uma Universidade ou Faculdade, a mesma amplia o conhecimento do esducandos, direcionando assim o educador aosucesso escolar, visando que o mesmo consiga aliar o estudo teórico com a prática, tendo como ponto principal o trabalho pedagógico com as brincadeiras, resultando o desenvolvimento da criança. Um dos principais fundamentos é de que através do brincar que a criança aprende, absorve conhecimento e se desenvolve. A formação lúdica ajuda o educador conhecer-se mais, saber de suas possibilidades, e teruma visão clara sobre a importância da Brinquedoteca e dos jogos para a vida de uma criança.
Conclui-se então que a Brinquedoteca em uma Universidade ou Faculdade é visto como um processo formativo, pois contribui para a formação do educador, onde o mesmo consegue fazer a junção da teoria e da prática, aperfeiçoando assim sua didática e ajudando no desenvolvimento geral de seu aluno.
Passo3: Acrescentando ao que já foi escrito nos Passos 1 e 2, caracterize, em no máximo 15 linhas, o espaço e os objetivos de uma brinquedoteca instalada em um hospital.
Não obstante, em nossa atualidade, a brinquedoteca não é só vista em um espaço exclusivo de escolas ou universidades, ou para as crianças se divertirem simplesmente. Ela pode ser incluída em diferentes setores da sociedade como: grandesempresas, hospital, Clinicas Fisioterapeutas, Psicopedagógicas, organizações não-governamentais e tantos outros espaços que reconhecem o valor da ludicidade para a melhoria de vida das pessoas, principalmente das crianças.
Ocorre que com vários estudos desenvolvidos na área da saúde, ficou constatado que não só o fator remédio contribui para a cura da pessoa ou criança, mas outras ações devem serlevadas em consideração. Deste modo, Capra (2001: 308) diz que “A doença não é considerada um agente intruso, mas o resultado de um conjunto de causas que culminam em desarmonia e desequilíbrio”. Neste sentido, o processo de cura de determinada doença não se deve ser exclusicamente em cuidar do corpo físico, mas do aspecto emotivo e psíquico da pessoa. Sendo assim, várias iniciativas vêm sendo...
tracking img