Projeto Multidisciplinar II Aulas-Tema 3 a 8

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO MULTIDISCIPLINAR II

Aula-Tema 03

1. Sobre a instalação da primeira brinquedoteca, é correto afirmar que:
A primeira brinquedoteca foi fundada em Los Angeles por um diretor, para evitar que os alunos continuassem furtando os brinquedos de uma loja próxima.

2. Considerando que as Lekoteks, foram criadas para orientar pais e crianças com problemas em seu desenvolvimento, considereas alternativas a seguir: Estão corretas somente as alternativas:
As Lekoteks eram mantidas pelo Ministério da Saúde e do Bem-Estar Social de Estocolmo, na Suécia, que entendia o caráter preventivo e terapêutico do brinquedo para crianças com o desenvolvimento comprometido.
Para as crianças que não podiam ir à Lekotek, havia uma pessoa treinada para levar os brinquedos até a casa dela, comorientações específicas para ela e para a família, a fim de estimular especificamente suas necessidades.

3. Sobre a fundação da primeira brinquedoteca no Brasil, é correto afirmar que:
Foi criada no ano de 1981 pela pedagoga Nylse Helena da Silva Cunha.

4. (Adaptada ENADE, 2005) Uma estudante do curso de Pedagogia observa, na brinquedoteca, uma criança utilizando um cabo de vassoura para puxarseu brinquedo que rolou para debaixo do armário e reflete sobre os diferentes aspectos do desenvolvimento, destacando o que corresponde àquela situação, a fim de registrá-la no relatório sobre a criança.
Embora vários aspectos do desenvolvimento estejam presentes na situação descrita, qual é o predominante?
Intelectual.

5. As brinquedotecas podem ser de diferentes tipos, porém todos elesestimulam a criança a participar de atividades lúdicas. Nesse sentido, considere as afirmações a seguir: Estão corretas somente as alternativas:
As brinquedotecas instaladas em escolas de educação infantil oferecem atividades que visam promover o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e motor da criança.
As brinquedotecas de bairros são criadas por associações ou entidades não governamentais evisam, além de estimular as atividades lúdicas, principalmente, oferecer um meio para a interação entre as crianças da comunidade.

6. Analise as seguintes afirmações: São corretas somente as alternativas:
A brinquedoteca, por ser um espaço que visa estimular crianças a brincarem livremente, pode ser considerada uma das condições que elas têm para retornar à sua condição infantil.
Abrinquedoteca, por ser um espaço para brincar, deve respeitar a individualidade da criança.

Aula-Tema 04

1. Sobre a brincadeira de faz de conta, é correto afirmar que:
Nela, a criança tem a oportunidade de vivenciar situações que, para ela, foram conflituosas, ressignificando-as de acordo com suas necessidades e fantasias.

2. Analisando a importância das brincadeiras e dos jogos como promotores dedesenvolvimento da criança, considere as alternativas a seguir: Estão corretas somente as alternativas:
Ao brincar, a criança realiza uma atividade altamente formadora, que lhe possibilita interagir com o meio e desenvolver suas habilidades relacionais e de pensamento.
Os jogos de exercício são as brincadeiras repetitivas, em que o objetivo da criança é dominar as qualidades do novo brinquedo.3. Sobre o significado dos jogos infantis, é correto afirmar que:
Os jogos infantis são importantes porque a criança pode romper com as convenções sociais, reproduzindo o que lhe causou maior impressão na vida.

4. O diagnóstico de uma dificuldade de aprendizagem pode ser realizado por meio de intervenções e da observação de um educador no espaço de uma brinquedoteca. Nesses termos, considereas afirmações a seguir: Estão corretas somente as alternativas:
O diagnóstico realizado em uma brinquedoteca prevê que o educador que nela atua tenha conhecimentos de psicologia, pedagogia e sociologia.
O educador deve reconhecer na criança a normalidade de seu processo de desenvolvimento e compreender o modo como ela estabelece relações com o mundo que a cerca.

5. As intervenções...
tracking img