Pim ads 1 semestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET

REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Capítulo I – Das Disposições Gerais
Art. 1o O Projeto Integrado Multidisciplinar se constitui num recurso metodológico idealizado pela UNIP, com fundamento nos incisos I e II, do Artigo 2o , da Resolução CNE/CES n. 3 de 2 de julho de 2007 com vistas a promover oenvolvimento de professores e alunos na busca da interdisciplinaridade. Nesse sentido, não são os conteúdos que devem gerar os projetos de estudo, mas são os projetos que darão significado e importância à eleição dos conteúdos curriculares.
Art. 2o O padrão de desenvolvimento dos Projetos Integrados Multidisciplinares deverá ser sugerido pelo Colegiado de Curso e aprovado pelo Conselho Superiorde Ensino Pesquisa e Extensão da UNIP.
Art. 3o Os Projetos Integrados Multidisciplinares, doravante designado de PIM, devem ser pensados e elaborados conjuntamente entre alunos e professores de cada período, considerando os princípios que norteiam o perfil profissional específico do Curso Superior de Tecnologia.
Capítulo II – Do Projeto Integrado Multidisciplinar
Art. 4º. O Projeto IntegradoMultidisciplinar é componente curricular obrigatório nos cursos superiores de tecnologia e visa proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver formação teórico-prática necessária à atuação profissional.
Art. 5º. É concebido para propiciar ao aluno a oportunidade de realizar um exercício pedagógico, por meio do qual o mesmo é instado a demonstrar competências e habilidades adquiridas ao longode sua formação.
Parágrafo Único. O Projeto Integrado Multidisciplinar deve evidenciar a capacidade de reflexão autônoma e crítica e, na perspectiva de uma educação continuada, delinear caminhos possíveis para futuros trabalhos de investigação.
Art. 6º. Entende-se como Projeto Integrado Multidisciplinar, uma modalidade de atividade prática supervisionada desenvolvida individualmente ou em grupopelos alunos, sob orientação docente.
Art. 7º. A realização do Projeto Integrado Multidisciplinar envolve as seguintes fases: concepção, planejamento execução e acompanhamento e avaliação.
Art. 8o. O estudante deverá estruturar o seu projeto de acordo com as especificações contidas no Manual de Elaboração do PIM da UNIP (ANEXO 1).
Art.9o. O Projeto Integrado Multidisciplinar constitui umcomponente curricular que deverá ser iniciado e concluído em cada unidade curricular em que estiver presente, cabendo ao Colegiado de Curso a definição do número de componentes curriculares envolvidos em cada um, sendo 03 (três) a quantidade mínima.

Capítulo III – Dos Objetivos

Art.10 O PIM tem por objetivo:
I. Promover a articulação entre os componentes curriculares que integram cada umdos períodos letivos;
II. Contribuir para uma aprendizagem significativa;
III. Estimular a construção da autonomia intelectual dos estudantes mediante da conjugação do ensino com a pesquisa, assim como da unidade teoria-prática.
IV. Aprofundar o sentido da responsabilidade social e profissional, uma vez que os projetos estarão vinculados à busca de soluções para as questões locais,regionais, nacionais e mundiais, potencializando o uso social das tecnologias;
V. Construir uma postura condizente com a realidade contemporânea que tende a ver nos conteúdos os instrumentos necessários para responder a questões formuladas pelos alunos e professores, diante de situações problemas surgidas no decorrer dos processos de ensinar e de aprender.
VI. Tornar os processos de ensinoe de aprendizagem mais dinâmicos, interessantes, significativos, reais e atrativos aos alunos e professores, englobando conteúdos e conceitos essenciais à compreensão da realidade social em geral e, em particular, do mundo do trabalho, assim como suas inter-relações;
VII. Contribuir para que o futuro Tecnólogo exerça sua profissão de forma competente e inovadora, pois os conhecimentos...
tracking img