Projeto monografico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO MONOGRAFICO

1. Introdução

As mudanças provocadas dentro das empresas na busca de novas tecnologias, como exigência de um mercado cada vez mais competitivo, têm reflexos significativos na forma de gerenciamento das organizações. Os processos foram e continuam sendo metamorfoseados pela redivisão internacional do trabalho. O mercado econômico globalizado, desenhado por uma competiçãoirracional, produz um cenário dinâmico com reflexos múltiplos em diferentes setores.
No centro do processo, e ao mesmo tempo cada vez mais alheio a ele, encontra-se o trabalhador. Com a revolução técnico-científica dos sistemas produtivos, os instrumentos e métodos de trabalhos tornaram-se bastante sofisticados. Os instrumentos que foram ideados para libertar o trabalhador do fardo mecânicoacabaram coisificando esse trabalhador (Sousa, 1989).
Para Dejours (1994), o sofrimento no trabalho se desdobra além do espaço laboral, na medida em que o sofrimento não se aplica apenas aos processos construídos no interior da empresa ou da organização. O sofrimento é acrescido de processos que se desenrolam fora da empresa, no espaço doméstico e na economia familiar do trabalhador.
Com o adventoda sociedade pós-capitalista, que é a sociedade do conhecimento, a nova riqueza produzida nas organizações do conhecimento advém dos subutilizados ativos intangíveis, o capital humano e o capital estrutural interno e externo (Pilatti; Bejarano, 2005). As pessoas transformaram-se nos únicos verdadeiros agentes. Com a mudança para o paradigma do conhecimento tornou-se necessário um enfoquediferenciado do capital humano: as pessoas deixaram de ser geradoras de custos ou recursos para se tornarem geradoras de receita.
Com o advento da sociedade pós-capitalista, que é a sociedade do conhecimento, a nova riqueza produzida nas organizações do conhecimento advém dos subutilizados ativos intangíveis, o capital humano e o capital estrutural interno e externo (Pilatti; Bejarano, 2005). As pessoastransformaram-se nos únicos verdadeiros agentes. Com a mudança para o paradigma do conhecimento tornou-se necessário um enfoque diferenciado do capital humano: as pessoas deixaram de ser geradoras de custos ou recursos para se tornarem geradoras de receita.

2. TÍTULO

Satisfação pessoal no ambiente de trabalho.

3. OBJETIVOS

3.1 Geral

Analisar e mostrar que o fator satisfação,contribui na eficiência dos funcionários e na prática de suas atividades, refletindo em sua produtividade e consequentemente no lucro para a empresa.

3.2 Específicos

• Conceituar QVT(Qualidade de Vida no Trabalho);
• Conceituar estilos de trabalho;
• Constatar a importância da satisfação profissional;
• Analisar a organização como uma influência no bem estar.
• O comportamento humano paraestimular a inovação e a mudança.
• Verificar seu custo benefício;

4. PROBLEMATIZAÇÃO

O capitalismo se apresenta de forma predominante em todos os campos do mercado, pois visa o lucro e a produtividade. Entretanto, a preocupação com a lucratividade e a produção pode ocasionar o “esquecimento” da humanização do trabalho e da responsabilidade social da empresa, a qual engloba tanto oatendimento das necessidades quanto as pretensões dos funcionários em relação ao seu ambiente de trabalho.
Pergunta ao Orientador (ª):
Quanto custa um funcionário satisfeito?
5. HIPÓTESE

Enfatizar a satisfação no ambiente de trabalho em virtude focalizar apenas, ou primordialmente, o seu crescimento econômico/financeiro. A partir desse contexto a pesquisa sobre satisfação no trabalho torna-se deextrema importância para a gestão de empresas, visto que através da mesma há possibilidade em identificar as necessidades reais dos funcionários em relação a seu local de trabalho.

6. JUSTIFICATIVA

Com a globalização e a grande competitividade no mercado tornou-se necessário as empresas adotarem uma nova concepção em relação aos funcionários, visto que através destes a mesma almeja alcançar...
tracking img