Projeto monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I – INTRODUÇÃO


A utilização de árvores como elemento componente do meio urbano não é recente. A importância estética e até espiritual das árvores foi registrada na história da civilização pelos egípcios, fenícios, persas, gregos, chineses e romanos. Compondo jardins e bosques sagrados, destacando e emoldurando templos, o uso de árvores determinou conhecimentos rudimentares sobre asmesmas e sua manutenção (BERNATZKY, 1980 Apud MILANO e DALCIN, 2000).
Tais conhecimentos foram desenvolvidos e aprimorados na Idade Média com o surgimento de jardins botânicos, que davam ênfase a espécies com valor medicinal. Com a Renascença, num empreendimento científico, o homem passa a buscar e cultivar espécies trazidas de outras regiões, que eram colecionadas e exibidas em jardins botânicosdo Velho Mundo. O ato de cultivar espécies exóticas também proporcionou um considerável avanço nas formas de cultivo e manutenção das árvores.
Esses conhecimentos todos foram sendo solidificados, mas foi apenas por volta de 1700 que as árvores passaram a ser objeto de estudos científicos mais apropriados nos jardins botânicos de todo o mundo. Sua presença nas cidades, então, como elementode composição urbana, passou a ser cada vez mais marcante.
Finalmente, as árvores selaram sua presença nas “urbes” por volta de 1800, com os squares de Londres e os boulevards de Paris, seguindo até os dias de hoje como componentes obrigatórios do ambiente urbano (GREY e DENEKE, 1978 Apud MILANO e DALCIN, 2000).
O início do tratamento político e legal da questão, por sua vez, data dofinal do século passado, quando importantes medidas de proteção das árvores públicas contra danos físicos, por meio de multas, foram estabelecidas nos Estados Unidos (GREY e DENEKE, 1978 Apud MILANO e DALCIN, 2000). É de 1901, por exemplo, o estabelecimento do chamado “Método Roth” de avaliação de árvores, na Universidade de Michigan, conforme DETZEL (1993) Apud MILANO e DALCIN (2000).
NoBrasil, pinturas de Franz Post, retratando mudas recém plantadas de coqueiros, no final da década de 1630 (Mesquita, 1996 Apud Milano e Dalcin, 2000), revelam o tratamento urbanístico da cidade do Recife, confirmando a prática de arborização de ruas. No fim do período colonial, no século XVIII, os jardins públicos aparecem como reflexo do iluminismo e da expansão dos maiores centros urbanos, cumprindoum duplo papel de lazer e pesquisa. Como um dos primeiros, entregue em 1783, o Passeio Público do Rio de Janeiro deu início a uma série de outros, entre os quais os de Belém, Olinda, Vila Rica e São Paulo (GOYA, 1992 Apud MILANO e DALCIN, 2000).
Em São Paulo, além da experiência pioneira do Jardim Botânico e do Passeio Público, as árvores apareceram primeiramente nas praças, sendo somentena segunda metade do século XIX utilizadas na arborização de ruas, ainda que muitas vezes pela mão de particulares, como no caso da Avenida São Luiz, aberta e arborizada com jacarandás-mimosos, pelo Barão de Souza Queiroz.
Atualmente, a arborização das cidades é estratégica, quer como resposta às condições ambientais adversas, quer como elemento estético da paisagem urbana, buscando suacompatibilização com os projetos de renovação do tecido urbano.
Vários são os objetivos e benefícios da arborização, um deles é a estabilização e melhoria microclimática, as árvores e outros vegetais interceptam, refletem, absorvem e transmitem radiação solar, melhorando a temperatura do ar no ambiente urbano. Outro, é a ação das árvores na redução da poluição. As árvores no ambiente urbano,segundo Smith e Dochinger (1976) Apud Milano e Dalcin (2000), têm considerável potencial de remoção de partículas e gases poluentes da atmosfera. As folhas das árvores podem absorver gases poluentes e prender partículas sobre sua superfície, especialmente se forem pilosas, cerosas ou espinhosas. Grey e Deneke (1978) Apud Milano e Dalcin (2000) acreditam que os vegetais cumprem um importante papel na...
tracking img