Projeto lutando pela paz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto “Lutando pela paz”

1.0 Introdução

Este projeto visa atender crianças e adolescentes usando como ferramenta o esporte, especificamente as Artes Marciais.


Como atleta e praticante das modalidades desportivas tenho convicção dos benefícios como:


• Oferece condicionamento físico muscular e cardiovascular.

• Melhora a coordenação motora.

•Incentiva valores como o autocontrole, o respeito aos adversários, a humildade e a coragem.
• É um método de defesa pessoal.



A pratica diária e os conhecimentos filosóficos bem como o trabalho físico, as noções de cortesia, integridade, auto - controle são imprescindíveis na infância e adolescência, para formação de um adulto com valores morais definidos e com saúde diferenciada.Visualizando a Olímpiada do RIO 2012, pretendo trabalhar com Taekwondo acompanhando a febre do mega evento internacional. O Brasil terá a árdua missão de proporcionar aos atletas do mundo sua qualidade, atento aos olhares que estarão voltados a comercialidade desse evento e seus meios de comunicação, tentando assim fortalecer a divulgação do esporte olímpico, o Taekwondo.Pretendo realizar um trabalho nas categorias de base deste esporte preparando e formando atletas para brigarem por medalhas nacionais ou internacionais com o entendimento que depois disto tudo formaremos adultos e cidadãos inseridos nos moldes sociais.




2.0 Realidade (sensibilidade social)

Como em todos os municípios do estado e do País, as comunidades carentes bem como a Lomba doPinheiro enfrentam sérios riscos com a infância e juventude, por serem os que mais são sensíveis á diferença social e o descaso. Temos exemplos como essas crianças e adolescentes são alvo fácil de situações de riscos como: prostituição infanto-juvenil, envolvimento com consumo e trafico de drogas, violência domestica trabalho infantil.


Pensando e olhando por todos esses aspectos a Escola deArtes Marciais Clube da Luta, pretende desenvolver um trabalho com seriedade, dedicação e competência, potencializando os futuros atletas e cidadãos dessa comunidade, dando-lhes bases éticas, morais e desportivas. Aumentando sua auto-estima, proporcionando-lhes as vias de oportunidades de inclusão social através do esporte.


3.0 Objetivos

• Estimular vias de acesso á inclusãosocial através do esporte, formando atletas de competição e cidadãos, desenvolvendo um trabalho social visando às crianças que estão em situação de risco e vulnerabilidade social.


• Criar vínculos com a comunidade, oportunizando um espaço alternativo de atividades desportivas tendo como foco as Artes Marciais.

• Potencializar o reconhecimento dos jovens como cidadãos dedireito, fazendo com que através do esporte eles possam encontrar a solução de seus próprios problemas.


• Preparar estas crianças e adolescentes fisicamente e psicologicamente, para rotina diária da vida, instigando e fortalecendo os laços de respeito, amizade, trabalho em equipe, abrindo horizontes e conexões de aprendizagens sociais.



4.0 Metodologia

Formar 02 turmas dedez crianças e adolescentes cada turma na faixa etária de 08 á 15 anos. Usar o esporte Olímpico e Arte Marcial Taekwondo WTF como ferramenta de trabalho, treinos de técnicas, combates simulados, exames de faixas, torneios, campeonatos, demonstrações e todo o comportamento atlético relacionado ao esporte em pauta.


As atividades serão executadas nas dependências da Escola de ArtesMarciais Clube da Luta com supervisão do Professor Fernando.


Freqüência das atividades:


Duas vezes por semana (terças e quintas), aulas de uma hora e meia cada, no horário inverso a escola, somando seis horas semanais.


O único pré-requisito para participar do projeto é estar matriculado na escola, sendo que a freqüência escolar é imprescindível para garantir sua...
tracking img