Projeto longa vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO FORRO LONGA VIDA - 5ª série

OBJETIVO:

Utilização do alumínio presente nas embalagens de leite e de outros alimentos “longa vida”, pós-uso, como refletor de calor, para aumentar o conforto térmico nas edificações.Nestas embalagens, o alumínio protege os alimentos da incidência de luz, entrada de oxigênio e de vírus.

PRICÍPIO FÍSICO:

O alumínio tem a propriedade física derefletir mais de 95% do calor que chega através de radiações, e de emitir menos de 5%, dependendo do estado de polimento de sua superfície.

BENEFICIÁRIOS EM POTENCIAL

Habitações precárias, escolas, escritórios, oficinas e etc...

FORMA DE UTILIZAÇÃO:

A-COMO SUBCOBERTURAS, sob telhados, na forma de MANTAS feitas com as caixinhas abertas e coladas lado a lado.

B-REFLETINDO OCALOR E A LUZ SOLAR INCIDENTE, na forma de PERSIANAS E CORTINAS.

Em qualquer das formas utilizadas, o material das embalagens não é alterado. Trata-se de uma transformação do material atualmente destinado ao lixo, em material de construção, com uma utilização muito nobre.Portanto, é muito melhor do que uma reciclagem.

A partir de caixas de leite previamente abertas e unidas umas às outras,desenvolveu-se uma manta que é colocada sob as telhas a uma distância média de dois centímetros destas. O alumínio das caixas reflete até 95% da radiação infravermelha do Sol. A face de alumínio das caixas fica voltada para baixo, por motivos estéticos, mas o mesmo resultado é obtido se ela estiver voltada para cima. Com a técnica, é possível diminuir em até 10oC a temperatura do interior das casas- o que representa um conforto razoável.

Geralmente, casas populares de famílias de baixa renda são construídas com telhas de cimento-amianto que, além de mais baratas que as telhas cerâmicas, requerem uma estrutura de madeira reduzida, o que também barateia a construção. No entanto, essas telhas absorvem muito calor e, expostas ao sol, podem atingir até 70oC, superaquecendo o interior dascasas. A população economiza na construção, mas não imagina os transtornos do calor e a péssima qualidade de vida que ele gera.

COMPOSIÇÃO DO MATERIAL DAS EMBALAGENS “LONGA VIDA”

O material das embalagens “Longa Vida” é constituído de um multilaminado formado por:

De dentro para fora:
- 2 camadas de polietileno.
- 1 camada de alumínio de 0,035 mm de espessura.
- 1 camada depolietileno.
- 1 camada de papelão.
- 1 camada de polietileno.

Com as seguintes participações:

ALUMÍNIO: 5%
PLASTICO: 20%
PAPELÃO: 75%
Devido à forte aderência entre estas camadas, torna-se impossível a separação das mesmas de uma forma econômica.
Cerca de 15% deste total é parcialmente reciclado, recuperando-se a celulose e o polietileno contendo o alumínio, e no qual o alumínio aparecedegradado na forma de impureza, ou de enchimento, configurando-se assim uma inversão de valores econômicos. O resto, 85% das embalagens usadas,é enterrado como lixo !

O alumínio consome enorme quantidade de energia elétrica para ser produzido: 14,7 MWh/ton o que totaliza 123.480 MWh “jogados” no lixo ! É o que se chama de “eletro-lixo”!

MOTIVAÇÃO INICIAL DO PROJETO

Diversos fatosmotivaram a origem deste projeto, como segue:

BENEFÍCIOS PARA A QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE E CONFORTO

1-Milhões de famílias brasileiras de baixa renda, tem suas habitações cobertas com telhas de cimento-amianto, que se caracterizam por aquecer-se facilmente a altas temperaturas (60 a 70oC) sob a incidência da luz solar, e irradiando seu calor na forma de raios infravermelhos para o interior dasresidências. A temperatura destas telhas, quando escurecidas pelo tempo, pode ser superior a 70oC, tornando o ambiente interno insuportável. O desconforto térmico é maior ainda nas regiões litorâneas, devido a maior temperatura e umidade relativa do ar.
Tal desconforto tem graves conseqüências para a saúde, afetando gravemente a disposição para o trabalho e muito mais ainda para o estudo....
tracking img