Aquecedor solar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AQUECEDOR ECOLÓGICO.

Introdução

Neste trabalho iremos descrever um método ecológico muito importante que vem sendo aplicado no estado do Paraná, com o objetivo de contribuir para o equilíbrio do meio ambiente e para a economia de energia elétrica, o aquecedor solar é um método totalmente ecológico feito de produtos recicláveis, como garrafas PET, e embalagens de leite Longa vida etc. Oaquecedor solar é um projeto para a livre utilização das pessoas, cuja tecnologia, por sua simplicidade não é patenteável. Seus principais objetivos são: melhoria social, preservação ambiental, conservação da energia, possibilidade de geração de empregos, economia financeira familiar e nacional (8 a 9% da demanda elétrica), redução de emissão do gás estufa – CO2. E tanto para o meio ambiente esseprojeto é muito importante para as construções civis, tendo como princípios economia e praticidade na instalação de rede de água residencial. Segue a seguir todo processo de criação e desenvolvimento do aquecedor.

Desenvolvimento.

BENEFICIOS DO AQUECEDOR SOLAR

Economizar energia elétrica, beneficiar o meio ambiente com uma reciclagem direta sem qualquer processo industrial nos descartáveis,o projeto do aquecedor solar com recicláveis tem como objetivo, conscientizar a todos de que todas as embalagens pós-consumo podem ter aplicação útil no lado social. O registro junto ao INPI (instituto nacional de propriedade industrial) se fez necessário para garantir a finalidade social e, para proporcionar uma melhor qualidade de vida ao maio número possível de pessoas.
COMO FUNCIONA OAQUECEDOR.
Um dos princípios de funcionamento do aquecedor é por termo sifão é o que melhor se adapta á sistemas simples. Desde que, haja a possibilidade de instalar o coletor sempre abaixo do nível inferior da caixa ou reservatório, essa diferença de altura não pode ultrapassar três metros de distância e no mínimo trinta centímetros.
Esse desnível é necessário para garantir a circulação da água nocoletor, pela diferença de densidade entre água quente e a fria.
A medida que a água esquenta ela sobe pelas colunas do aquecedor, seguindo a tubulação e regressando a parte superior da caixa ou reservatório. A água fria por ser mais pesada flui para a parte inferior do coletor mantendo o aquecedor sempre cheio de água e fechando o ciclo de aquecimento. Cada vez que a água deixa o reservatórioe percorre o aquecedor, ela é aquecida em média 10 C, e o que permite que em uma exposição de 6 horas a água atinja no verão a temperatura de 52 C e no inverno, 38 C. Esse tempo de exposição começa a ser computada apartir das 10h00min da manhã até as 16h00min da tarde. Veja a seguir uma ilustração do sistema de aquecimento.


OS COMPONENTES ESUAS FUNÇÕES
Com intuitos de ter menos custos utilizam-se nas colunas de absorção térmica, tubos de PVC. As garrafas PET pós-consumo e as embalagens longa vida, substituem as caixas metálicas dos demais aquecedores. O calor absorvida pelas embalagens longa vida, são pintadas em preto fosco, é retirado no interior das garrafas e transferido para a água através das colunas de PVC, também pintadasem preto. A caixa metálica com vidros ou garrafas PET, tem como função proteger o interior do coletor das interferências externas, principalmente de ventos e oscilações da temperatura, dando origem a um ambiente próprio.

QUANTIDADES DE MATERIAIS UTILIZADOS.
Para facilitar a quantidade de materiais utilizados, ira ser mostrado a quantidade de material para Uma pessoa.QUANTIDADES MATERIAIS

60 Garrafas PET cristal de 2 litros
transparentes, de preferência...
tracking img