Projeto lixo e reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ovide Decroly

Quando viveu
De 1871 a † 1932
Onde nasceu
Renaix, Bélgica
O que pensou
Decroly postulou o interesse como pressuposto básico para a aprendizagem. Para ele, o interesse estaria na base de toda atividade, incitando a criança a observar, associar, expressar. Acreditava que aprendizagens ocorreriam de maneira espontânea pelo contato com o meio, de onde proviriam estímulos aosinteresses das crianças e para onde elas direcionariam suas questões.
Frase
“Convém que o trabalho das crianças não seja uma simples cópia; é necessário que seja realmente a expressão de seu pensamento”; 
“O meio natural é o verdadeiro material intuitivo capaz de estimular forças 
INTRODUÇÃO

Desde o surgimento da forma mais primitiva de vida em nosso planeta, a Terra vem sofrendomodificações, porém é a partir do surgimento da espécie humana que se considera o marco do início da degradação ambiental.
Dotado de capacidade mental e raciocínio lógico, o homem interfere no meio onde vive para adequá-lo as suas necessidades, mesmo que para isso prejudique as demais espécies.
Com o advento da Revolução Industrial no séc. XVIII e a descoberta da penicilina, a qualidade devida melhorou e a mortandade diminuiu, a conseqüência disso foi o aumento progressivo da população mundial, e o aumento do uso dos recursos naturais e maior contaminação do solo, ar e água.
Atualmente a humanidade tem um grande desafio, lutar contra o Aquecimento Global, preservar os recursos naturais esgotáveis para presentes e futuras gerações, e continuar evoluindo com mecanismosde produção de energia limpa. A educação ambiental chega a ser algo cultural, para modificarmos o pensamento das pessoas em relação a preservação do meio Ambiente , devemos começar em casa , nas escolas, pois o papel do educador deve ir além do trivial, no que diz respeito à conscientização ambiental, são pequenas atitudes que fazem a grande diferença, colocar o lixo no lixo já é um começo, pararenovarmos o pensamentos em relação ao meio ambiente.
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação decidadãos responsáveis.

1.1 PROBLEMA

O excesso de lixo depositado no chão da escola, no pátio e salas de aula, falta de sensibilização dos alunos quanto ao problema.

1.2 HIPÓTESE

A melhoria da qualidade do ambiente escolar com uma campanha de sensibilização da comunidade escolar, poderia amenizar a situação em que se encontra o educandário, aumentaria a auto estima do aluno,fazendo-o sentir –se parte do processo e responsável pelos seus atos.

1.3 OBJETIVO

- O projeto tem por objetivo promover uma campanha de sensibilização dos alunos e corpo docente em relação ao meio ambiente e ambiente escolar do Instituto Educacional Pereira Coruja.
- Obter a participação dos mesmos neste processo de colocar o lixo no lixo.
- A melhoria da qualidade do ambienteescolar.

1.4 JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a situação em que encontra-se o Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja ,após o incêndio ocorrido no mesmo, e as condições precárias de espaço físico para acomodar a comunidade escolar, é necessária uma ação conjunta para que aja a sensibilização do aluno e que o mesmo sinta-se parte do processo e responsável pela melhoria do mio em quevive. Elevando com isto a sua confiança e auto estima.
Ao implementar um projeto de educação para o ambiente, estaremos facilitando aos alunos e à população uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. Desenvolveremos assim, as competências e valores que...
tracking img