Estudo dirigido proteias

804 palavras 4 páginas
ESTUDO DIRIGIDO PROTEÍNAS, ENZIMAS E MEMBRANAS

1. Descreva a estrutura química dos aminoácidos.
Um aminoácido é uma molécula orgânica que contém um grupo amina e um grupo carboxila, e uma cadeia lateral que é específica para cada aminoácido.[1] Alguns aminoácidos também podem conter enxofre. Os elementos-chave de um aminoácido são carbono, hidrogênio, oxigênio enitrogênio.

2. Qual a influência do radical dos aminoácidos para as características químicas e físicas das proteínas?
O quarto ligante é um radical chamado genericamente de "R", responsável pela diferenciação entre os 20 AA. É a cadeia lateral dos AA.
É o radical "R" quem define uma série de características dos AA, tais como polaridade e grau de ionização em solução aquosa.
É a polaridade do radical "R" que permite a classificação dos aminoácidos em classes

3. Descreva as estruturas secundárias que podemos encontrar nas proteínas.
A estrutura secundária de uma proteína corresponde a regiões localizadas de estrutura ordenada estabilizadas por ligações de hidrogénio entre os grupos -NH e C=O da cadeia principal (backbone) e em que não participam ligações de hidrogénio envolvendo as cadeias laterais. Os dois tipos principais de estrutura secundária são a hélice alfa e a folha beta.
A hélice alfa é uma estrutura helicoidal assegurada, como já referido, por ligações de hidrogénio entre os grupos -NH e C=O da cadeia principal (backbone). Faça um display ribbons para ver melhor a estrutura em hélice.
A estrutura secundária designada por folha beta é igualmente assegurada por ligações de hidrogénio entre os grupos -NH e C=O da cadeia principal (backbone). Neste exemplo as folhas são antiparalelas (isto é estão orientadas em direcções opostas) 4. Diferencie proteínas fibrosas de proteínas globulares.
Proteínas Fibrosas - Na sua maioria, as proteínas fibrosas são insolúveis nos solventes aquosos e possuem pesos moleculares muito elevados. São formadas geralmente por longas

Relacionados

  • Cenas
    73400 palavras | 294 páginas