Projeto lixo infectante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

SERVIÇOS DE RECOLHIMENTO, TRANSPORTES E DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS DE SAÚDE

PROJETO BÁSICO

1- OBJETO

O presente projeto básico tem porfinalidade de especificar os serviços necessários ao recolhimento, transportes e destinação final dos resíduos de saúde do município de São Bento do Sul.

2 – RESÍDUOS DE SAÚDE

2.1- CONCEITO

Resíduosde saúde é todo o material resultante das atividades nos serviços de saúde, tais quais os de hospitais, consultórios médicos e odontológicos, ambulatórios, postos de saúde, farmácias, etc., que nãotenha mais utilidades e necessite de destino final.

2.2– CLASSIFICAÇÃO

Os resíduos de saúde classificam-se em três classes, conforme seu potencial de risco à saúde pública, à saúde do trabalhadorou ao meio ambiente, a saber:

2.2.1– classe A – infectante:

Tipo A.1 – Biológico - inóculo, meio de cultura inoculado, vacinas, filtros de gases aspirados de áreas contaminadas, materiaiscontaminados por este produto.

Tipo A.2 – Sangue e hemoderivados – bolsa de sangue após transfusão, ou com prazo de validade vencido, ou com sorologia positiva, amostra para análise, soro, plasma,sub-produtos.

Tipo A.3 – Cirúrgico, anatomo-patológico e extrudados – resto de tecidos ou órgão, biópsias, material de drenagem e debridamentos, fios de sutura, materiais descartáveis com secreções,excreções e demais líquidos orgânicos.

Tipo A.4 – Perfuro-cortante-agulhas, ampolas, pipetas, lâminas de bisturi e de barbear.

Tipo A.5 - Animais contaminados – acidentados em vias públicas depequeno e grande porte.

Tipo A.6 – Assistência ao paciente – curativos, espéculos, drenos, equipos, scalpes e bolsas coletoras, materias de sutura, luvas e os demais materiais que entrarem emcontato com o paciente exceto restos de comidas.

2.2.2 - Classe B - Especial:

Tipo B.1 – Rejeitado radioativo.

Tipo B.2 - Resíduos farmacêuticos.

Tipo B.3 - Resíduos químicos perigosos....
tracking img