Projeto integrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pedagogia e Licenciatura - 1º Período - Projeto Integrador sob orientação do profº Daniel Bussolaro - Faculdade Pe. João Bagozzi - Aluna: Rosangela R. Dums - 2011

1. TEMA

- Relação de poder na Escola Professor X Aluno e o processo de aprendizagem

1.1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

- O método como representação da eficiência na prática pedagógica

2.PROBLEMA

Os conceitos de método e técnica de ensino estão como pano de fundo do processo ensino/ aprendizagem. Neste sentido, questionam-se quais métodos melhor respondem a esta relação, para a continuidade da formação do aluno no processo de aprendizagem. Quais os métodos mais eficientes a serem usados pelos professores, e quais resultados efetivamente apresentam? Para o melhor desempenhodo aluno em sala de aula os professores deveriam direcionar o estudo a apenas um método específico? Os professores preparam suas aulas relacionando, conteúdo, objetivo, métodos?

3. JUSTIFICATIVA

Embora haja divergências no que diz respeito à necessidade atual na área de educação, pode-se considerar este tema abrangente para a prática educacional.
O tema pesquisado abrangeo método de ensino em sentido amplo, tomando como base conceitos de estudos de alguns autores para o desenvolvimento cognitivo do educando.
Justifica-se este projeto, portanto, como meio de colocar em prática métodos como forma de efetivação da aprendizagem do aluno, visando atender as necessidades de ordem biológica, psíquica e social do indivíduo como um todo
.Neste processo,consideram-se os Métodos Ativos, meios eficazes de ensino/aprendizagem, cujo objetivo venha de encontro com a necessidade básica do aluno que é aprender desde a escrita propriamente dita, passando pelo entendimento ao que lhe é ensinado até atingir a possibilidade de obter conhecimento através de seu interesse por determinada matéria para evolução de sua capacidade cognitiva e poder direcionar oconhecimento adquirido ao seu futuro.

4. OBJETIVOS

1. Objetivo Geral

- Conhecer a origem dos métodos ativos e sua aplicação para a efetivação da aprendizagem.

1.1 Objetivos específicos

- Apresentar o contexto histórico a partir de Platão e a crítica de J. Dewey para uma aprendizagem efetiva a partir de métodos ativos.

- Descrever quais são osmétodos apontados pela tendência Tradicional e da Escola Nova.

- Classificar os métodos básicos de ensino, quanto à forma de raciocínio.

- Exemplificar métodos de ensino na relação professor/aluno técnicas
e seus autores.

- Relacionar princípios didáticos aplicáveis na situação de ensino.

5. HIPÓTESE

Método como recurso é quando se planeja adequadamente umaaula, analisando, relacionando conteúdos para atingir objetivos. A primeira hipótese que se aponta é a obtenção do sucesso na aprendizagem do aluno.
Dessa forma, a segunda hipótese a ser investigada é de que o método é o movimento para a aula, podendo o professor utilizar-se de meios e recursos por ele determinado para alcançar seu objetivo, passar a informação necessária e de forma clarapara que seus alunos consigam assimilar o que está sendo ensinado. E desta maneira, poder dar andamento ao conteúdo proposto e cumprir seu currículo de forma satisfatória.
Assim, acredita-se que os métodos ativos são as ferramentas necessárias na formação do aluno e na boa qualidade do ensino.

6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Platão, na sua teoria das idéias apresenta a noção deque o homem está em contato permanente com dois tipos de realidades, ou mundos, o que ele chama de Dualismo. O mundo inteligível como sendo a realidade imutável e o mundo sensível que nos afetam os sentidos.

Para Platão, o mundo concreto percebido pelos sentidos é uma pálida reprodução do mundo das idéias. Cada objeto concreto que existe participa, junto com todos os outros...
tracking img