Projeto integrador uninove

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Nove de Julho

Edleuza
Elizabeth
Micaela
Taís Elis
Thiago Duque de Sandes

Projeto Integrador: Ponte de Macarrão

São Paulo
2011

Universidade Nove de Julho

Edleuza
Elizabeth
Micaela
Taís Elis
Thiago Duque de Sandes

Projeto Integrador: Ponte de Macarrão

Projeto dePesquisa
Disciplina: Estática dos Sólidos
Professor Paulo Lopes da Silva

São Paulo
2011

Objetivo

A Universidade deve ter um centro de criticas que forme profissionais capazes de pensar e criticar com independência e que saibam transmitir isso á sociedade. O habito de procurarrespostas para problemas cria nos indivíduos a capacidade de perceber coisas desconhecidas, graças a um estado de alerta mental. Tal estado traz a possibilidade de realizar descobertas que significam um passo à frente.
Na Universidade Nove de Julho, ao longo dos quatro semestres que compõe o ciclo básico do curso de Engenharia Civil, é proposto um projeto integrador a fim de se desenvolver aconstrução de um protótipo utilizando-se dos conteúdos teóricos, práticos, fazer com que os integrantes aprendam a trabalhar em grupo, mostrem sua criatividade e desenvolvam projetos de forma prática para o desenvolvimento e aprendizagem.
Sobretudo, o projeto é a principal atividade utilizada na área da engenharia, na qual se aprende a lidar com cronogramas, planejamentos, fórmulas, cálculos,materiais utilizados, custos, prazos para entrega, construção de projeto e com todos esses itens entender e observar com mais atenção às construções no dia a dia e identificarem seu funcionamento estrutural.
A experiência adquirida nos semestres anteriores com outros protótipos permite que o aluno aperfeiçoe suas técnicas e seu conhecimento, desenvolvendo projetos cada vez melhores de forma cada vezmais competente.
O modelo proposto pela coordenação do projeto no 4º semestre de 2011 foi à construção de uma ponte de macarrão baseados em conceitos e métodos sob a orientação de um professor. A construção do protótipo assim como a do relatório que o descreve, contribui para a formação do engenheiro, tornando-o um profissional apto a resolver situações problema, capaz de oferecer soluçõespráticas e rápidas.

Introdução

Para a construção do projeto foram feitas diversas pesquisas sobre os modelos de estruturas de pontes mais resistentes e foi descoberto que para cada situação (tipo de distribuição de carga, quantidade de carga, etc.) existe um modelo estrutural adequada.
Para as condições exigidas pelo edital do projeto integrador desenvolvido pela Universidade Nove de Julho,a ponte que atendia melhor as necessidades para um excelente desempenho na competição seria as ponte em arco.

Contexto histórico e teórico

Muito utilizada pelos romanos até o século XIX, as pontes em arco são estruturas semicirculares com suportes em suas extremidades, devido a isso, o peso se desvia naturalmente para os suportes da ponte. A tração no arco não tem muita influencia naestrutura da ponte, pois seu formato dissipa a ação da força ao longo da estrutura. Quanto maior for o grau de curvatura (quanto maior o semicírculo do arco), maiores serão os efeitos da tração na parte de baixo.
Existem diversos tipos de arcos: os arcos romanos, barrocos e renascentistas, diferentes em termos arquitetônicos, mas iguais em termos estruturais. Esses tipos de arcos são muitoimportantes para estruturas de pontes devido as suas propriedades de dissipação de tração e resistência. Com esses formatos estruturais elas não precisam de suportes ou cabos adicionais, em estruturas feitas de pedra não há necessidade de utilizar argamassa.
Os antigos romanos construíam pontes em arco ou aquedutos com esses formatos que duram e se mantêm estruturalmente seguras até hoje. Esses são os...
tracking img