Projeto integrador - side car

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Integrador de Engenharia 2012/1
SIDE-CAR

























São Paulo – Maio de 2012

LISTA DE FIGURAS
FIGURA 1 – Trajeto estabelecido (UNINOVE, 2012).................................................05

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5
ABSTRACT 7
SUSTENTABILIDADE 9
MATERIAL UTILIZADO 10
LISTA DE CUSTO 11
TESTES E RESULTADOS 13
REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS: 14




INTRODUÇÃO
RESUMO
O projeto realizado pela equipe “Carro Preto” teve como objetivo proposto por Uninove (2012), a construção de um veículo autônomo movido à energia qualquer, exceto combustão, pneumática e corrente alternada, tracionado em apenas um contato com o solo e solidária ao veículo (ao longo de sua movimentação, peças e mecanismo propulsor não podem ser separados, nemsofrer interferência humana). O veículo side-car é composto de três apoios com uma roda lateral que não é alinhada diretamente com a roda traseira ou dianteira do veículo e é normalmente tracionado apenas pela roda traseira com a finalidade de unir teoria e prática das disciplinas integrantes do curso de Engenharia Civil.
Deve ser considerado como fator crítico para atingir o objetivo, ou seja,conclusão e o perfeito funcionamento do projeto, a interligação física dos componentes, o veículo deverá possuir dimensões de largura, comprimento e altura máxima de até 0,5m e delimitar uma trajetória com o máximo de 1,0 m de largura e obedecendo as seguintes medidas:

Figura FIGURA 1 – Trajeto estabelecido (UNINOVE, 2012).


Este projeto tem a justificativa apoiada em duas razões; agregarconhecimentos técnicos através de pesquisas e outra de natureza prática através da execução do trabalho.
A pesquisa nos ajudará a conhecer e analisar os materiais a serem utilizados no trabalho como também a sua aplicação no dia a dia.

Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicosdentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados (BAZZO; PEREIRA, ano p.31)

O projeto tem também como finalidade a interação e competição dos alunos, onde será realizada a confecção de um protótipo que deverá ser construído prioritariamente de forma sustentável e percorrer um trajeto estabelecido por Uninove (2012).
Durante o desenvolvimento do projeto serão feitas consultas eapresentação de cada etapa do projeto, para dimerização de dúvidas e maiores conhecimentos.
Como pode ser feita a construção de um veiculo com dispositivo lateral "side-car", com as exigências estipuladas de ser um veiculo com dispositivo lateral, ligados entre si de forma ortogonal e capaz de se movimentar sobre um trajeto não linear e não perder o contato com o solo, para transportar pessoas oucarga de um lado para outro, seguindo uma rota sinuosa previamente planejada?
No sentido de responder a essa questão, buscamos pautar o nosso trabalho em hipóteses baseadas nas aulas do curso e em conhecimentos prévios, assim testando as mesmas para alcançarmos o objetivo.
Diante do desafio de construir o protótipo, encontramos algumas dificuldades no processo de montagem e na realização dostestes, que por sua vez, foram satisfatórios. Após a montagem, dando início aos testes, o protótipo alcançou uma velocidade considerada alta, tínhamos medidores para poder expressar o valor exato e estabilidade no trilho que foi feito.
O experimento foi de extrema importância para o crescimento individual e coletivo dos integrantes da equipe, pois uniu teoria e prática na busca do objetivo doprojeto.




ABSTRACT

The project undertaken by the team "Black Car" aimed proposed by Uninove (2012), the construction of an autonomous vehicle powered by any energy, except for combustion air and alternating current, pulled in only one contact with the soil and caring for the vehicle (over its handling, engine parts and propeller can not be separated, nor suffer human interference). The...
tracking img