Projeto integrador 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
4. TECNOLOGIAS UTILIZADAS NO ENDEREÇAMENTO

4.1. Segmentação

Uma das formas mais eficientes para resolver altas médias de uso de largura de banda é a segmentação, ou seja, a configuração da rede para que ela seja formada por diversos segmentos separados (porém interconectados). A segmentação que também é chamada de partição, melhora o desempenho global, a segurança e a confiabilidadeda rede. (GALLO. p, 331 e 332.2003)

Outra forma de segmentar uma rede é conectar fisicamente todos os nós aos seus servidores e colocar os servidores nas fronteiras dos segmentos. Assim, ao mesmo tempo, com os servidores nas fronteiras dos segmentos, os nós de um segmento não são impedidos de se comunicar com o um servidor em outro segmento. (GALLO. p, 333.2003)4.2. MODELO HIERÁRQUICO

O Modelo Hierárquico ajuda no desenvolvimento de uma rede de computadores. Como entender, testar e consertar, possibilitando mudanças na rede. Desse modo podemos estudar melhorias em uma rede lógica através do Modelo Hierárquico.

A Empresa Monte Casa e Construção possui o Modelo Hierárquico Cliente Servidor,e dentro desse modelo possui 8 Servidores, quais podemos defini-los:

➢ Servidor 1 – WEB: Esse servidor possui 1 Proxy e um link de 512Kb da Embratel;

➢ Servidor 2 – Banco de Dados.

➢ Servidor 3 – Sistema: Esse servidor possui AD e DNS;

➢ Servidor 4 – WEB: Esse servidor armazena arquivo e possui um link de dados de 1Mb da empresa TVSom.

➢ Servidor 5 – Sistema:Esse servidor possui AD e DNS;

➢ Servidor 6 – Intranet: Esse servidor faz parte da Rede Interna, apenas para os funcionários;

➢ Servidor 7 – Nota Fiscal Eletronica: responsável por gerar as notas fiscais da empresa tanto da matriz como das filiais.

➢ Servidor 8 – Wsus e Teste: Wsus é responsável por baixar as atualizações da Microsoft e instalar nas instações clientes. E ficaresponsável por testar qualquer aplicação antes que seja instalado na rede principal.








4.3. CAMADAS

O Modelo OSI (Open Systems Interconnection), foi criado com a função de facilitar os processos de padronização das máquinas de diferentes modelos e fabricantes e com isso garantir uma maior interconectividade entre as mesmas. A Organização Internacional de Normalização (ISO -International Standards Organization) aprovou no inicio da década de 1980 esse modelo de arquitetura para sistemas abertos, permitindo assim uma comunicação entre máquinas, independente da tecnologia utilizada. Esse modelo serve de base para a execução de qualquer tipo de rede de computador, seja de curta, média ou longa distância.
O Modelo OSI relaciona funções e serviços de comunicação em setecamadas:

[pic]

Camada Física

As informações podem ser transmitidas por fios, fazendo-se variar alguma propriedade física, como voltagem (tensão elétrica) ou corrente. (TANEMBAUM, 2003, p.90). A Camada Física é a camada mais baixa na hierarquia do Modelo OSI, ela é responsável pela definição mecânica, elétrica e de sincronizar a rede. Um exemplo de tecnologia utilizada na empresaMonte Casa e Construção que opera na camada Física são os cabos UTP cat5e.

Camada de Enlace

A Camada de Enlace é responsável por apresentar dados à camada física e gerenciar às trocas de dados pelo meio físico. (FARREL, 2005, p.3). A Camada de Enlace tem como principal objetivo receber e transmitir uma sequência de bits de um canal de transmissão físico não confiável em um confiável, paraque o nível físico possa transformá-los em uma linha que esteja livre de erros de transmissão e controle de fluxo, a fim de que essa informação seja utilizada pelo nível de rede.

Camada de Rede

A Camada de Rede está relacionada à transferência de pacotes da origem para o destino. Ela é a camada mais baixa que lida com a transmissão fim a fim. (TANEMBAUM, 2003, p.365) Segundo o autor,...
tracking img