Projeto informatizado da paisagem de encostas. simulação espacial volumétrica do morro da cruz, florianópolis, santa catarina”.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE APOIO A PESQUISA

RELATÓRIO FINAL DAS ATIVIDADES

“Projeto Informatizado da Paisagem de Encostas. Simulação Espacial Volumétrica do Morro da Cruz, Florianópolis, Santa Catarina”.

Acadêmica: Michele Ropelato Orientadora: Dra. Arq. Sonia Afonso

Departamento de Arquitetura e Urbanismo CentroTecnológico Florianópolis, Agosto de 2004

ÍNDICE 1. Resumo 2. Introdução 2.1. Justificativa 2.2. Área de Estudo 2.3. Objetivos 3. Metodologia 4. Resultados e Discussões 4.1. Revisão Bibliográfica 4.2. Confecção dos Dados 4.3. Pesquisa de Manipulação de Dados Espaciais e Construção do SIG 4.3.1. AutoCad 4.3.2. ArcView 4.3.2.1. Layers 4.4. Produtos Gerados Sobre o Morro da Cruz 4.4.1. Temas 4.4.2.Modelo Digital do Terreno 4.4.3. Simulação Volumétrica dos Temas 5. Considerações Finais 6. Referências Bibliográficas 7. Anexo 1 2 3 4 5 7 7 7 8 9 9 10 11 14 14 19 21 27 28 30

1. RESUMO O Morro da Cruz, desde o início da colonização, sofreu as influências e agressões devido ao estabelecimento da cidade na região próxima ao Morro. Assim, este local, mais especificamente o bairro da Prainha,objeto desta pesquisa, possui aspectos físicos e humanos relevantes a serem estudados. Pretende-se neste trabalho criar um material cartográfico capaz de facilitar as tomadas de decisões no planejamento urbano desta área, através da comparação e cruzamento de informações disponíveis em cada mapa gerado. Com o uso dos aplicativos Auto Cad e Arc View buscou-se realizar uma simulação dinâmica do Bairroda Prainha, no Morro da Cruz, visando representar diferentes alternativas que considerem o sistema de informações geográficas como elemento facilitador da análise de dados. Por intermédio da análise espacial das simulações volumétricas da paisagem pode-se verificar padrões recomendáveis da ocupação para o local de estudo.

Palavras Chaves: Ocupação de Encostas, Maquete Eletrônica, ArcView.

1 2. INTRODUÇÃO A tecnologia nos dá ferramentas para desenvolver trabalhos que facilitam e dinamizam tarefas a serem executadas posteriormente através deste material. Este trabalho demonstra como o uso de um sistema digital de informações pode tornar amplo, dinâmico e facilitador de análises e conseqüentes decisões de intervenções sobre um determinado local, neste caso o bairro da Prainha,Morro da Cruz. Através do uso de softwares, essencialmente o Arcview, obtém-se um bando de dados de relevante importância quando se pensa na intervenção urbanística neste local. São novas tecnologias que nos permitem mais agilidade e segurança na tomada de decisões na hora de intervir no espaço. 2.1. JUSTIFICATIVA Florianópolis vem sofrendo um intensivo processo de urbanização com graves conseqüênciassobre o meio urbano e a conservação ambiental. A ocupação de áreas pouco favoráveis e a falta de fiscalização são agravantes desta situação. Com a pesquisa “APA – Avaliação da Inserção Urbana no Meio Físico” pretendemos identificar estratégias de planejamento e projeto que considerem a sustentabilidade dos ecossistemas naturais e humanos em ambiente urbano. Neste sentido a preservação dascaracterísticas morfológicas naturais do sítio urbano: as bacias hidrográficas, a vegetação ciliar existente nas margens dos rios, a preservação das florestas urbanas, o tratamento dado às encostas dos morros e as margens de rios, lagoas e orla marítima merecem dedicação especial. Entretanto não podemos minimizar a importância dos ecossistemas humanos: o desenho das cidades, as morfologias espaciaisurbanas, as tipologias arquitetônicas edificadas, os diferentes tipos de inserção urbana no meio físico, os problemas gerados pela exclusão social e especulação, tais como as favelas e degradação do patrimônio histórico edificado (AFONSO, 2003). Uma das estratégias de análise do meio físico, visando o planejamento urbano é a criação de uma base de dados informatizada e dinâmica, que permita avaliar...
tracking img