Projeto horta na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Caderno

2

Caderno 2
ORIENTAÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA HORTA ESCOLAR

Brasília - Brasil 2007

Este caderno compõe um conjunto do material didático do projeto TCP/BRA/3003 "A Horta Escolar como Eixo Gerador de Dinâmicas Comunitárias, Educação Ambiental e Alimentação Saudável e Sustentável", realizado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação(FAO) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério de Educação (MEC).

Caderno 1: A Horta Escolar como Parte do Currículo da Caderno 1: Escola (com sugestões de atividades); Caderno 2: Orientações para Implantação e Caderno 2: Implementação da Horta Escolar; Caderno 3: Alimentação e Nutrição - Caminhos para Uma Caderno 3: Vida Saudável.

Autora: Maria do Carmo de AraujoFernandes Consultora Principal da FAO em Meio Ambiente / Hortas Escolares Projeto Gráfico e Editoração: Tomaz André da Rocha Ilustrações Maurício Bastos Júnior Coordenação Editorial: Najla Veloso Sampaio Barbosa Representante da FAO no Brasil: Jose Tubino Coordenadora Nacional do TCP/BRA/3003: Albaneide Maria Lima Peixinho Presidente do FNDE/MEC: Daniel Silva Balaban www.educandocomahorta.org.brBrasília - Brasil 2007

A HORTA
(Rubem Alves, em "O Quarto do Mistério") Horta como o lugar onde crescem as coisas que, no momento próprio, viram saladas, refogados, sopas e suflês. Também isso. Mas não só. Gosto dela, mesmo que não tenha nada para colher. Ou melhor: há sempre o que colher, só que não para comer. Pois é, horta é algo mágico, erótico, onde a vida cresce e também nós, no queplantamos. Daí a alegria. E isso é saúde, porque dá vontade de viver. Saúde não mora no corpo, mas existe entre o corpo e o mundo é o desejo, o apetite, a nostalgia, o sentimento de uma fome imensa que nos leva a desejar o mundo inteiro.

Agradecimentos

Aos revisores da versão final do material didático: Sra. Vera Boerger, Oficial de Extensão, Educação e Comunicação da FAO (SDRE); Dr. CecílioMorón, Oficial Principal de Política Alimentar e Nutricional da Oficina Reginal da FAO; Sr. Juan Izquierdo Oficial Principal de Produção Vegetal da FAO e Sra. Lydda Gaviria, Especialista Sênior em Educação e Comunicação. Aos especialistas das diferentes áreas que colaboraram na revisão da versão preliminar do material didático: Arison José Pereira, Edna Riemke de Souza, Edilene Simões Costa,Fabrícia Chagas Barboza, José Tubino, Márcia Molina, Mário Bispo dos Santos, Miriam Sampaio de Oliveira, Odete Veiga, Rachel Trajber, Teresa Cristina da Silva Lima e Viviane Fernandes Moreira. Aos professores do ensino fundamental dos municípios de Bagé (RS), Saubara (GO) e Santo Antônio do Descoberto (GO) que participaram na revisão e validação da versão preliminar do material didático.

Sumário

1- Introdução....................9 2 - Hortaliças.....................13 3 - Desperdício....................17 4 - Implantação da Horta Escolar...............21 5 - Iniciando o plantio na Horta Escolar .................31 6 - Manutenção da Horta Escolar.......................37 7 - Bibliografia Complementar.....................43

1

Introdução
A AGRICULTURA NO CONTEXTO DA EVOLUÇÃO SOCIAL ECIENTÍFICA
Em função dos avanços científicos e tecnológicos observou-se no último século o bom desempenho da agricultura mundial, atendendo à demanda crescente por alimentos. Entretanto, é fundamental que a agricultura cresça no mundo com sustentabilidade ecológica, econômica, social e cultural, sendo necessário que ocorra em harmonia com o ambiente, já que a crescente escassez dos recursosnaturais é, atualmente, uma preocupação mundial, em decorrência dos padrões atuais de produção e de consumo.

"... é fundamental que a agricultura cresça no mundo com sustentabilidade ecológica, econômica, social e cultural..."

século XVIII. A partir daí, a indústria começou, progressivamente, a produzir insumos e máquinas Em resposta aos danos provopara a agricultura, resultando na primeira...
tracking img