Projeto horta na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estado de Mato Grosso

Secretaria Estadual de Educação e Cultura

Escola Estadual Terezinha de Jesus da Silva

Várzea Grande Mato Grosso







Projeto

Horta na Escola



Coordenadora do projeto:



Telefone (65) 3322-8986 email: leivasanti@gmail.com



Escola Estadual Terezinha de Jesus da Silva”

Endereço: Rua 15, Quadra 56

Bairro Nova FronteiraCEP 78148-792

Várzea Grande - Mato Grosso

Telefone: 65 3686-1229

Email: VGZ.EE.TerezinhaJ.Silva@seduc.mt.gov.br



Várzea Grande-MT
2011


Estado de Mato Grosso

Secretaria Estadual de Educação e Cultura

Escola Estadual Terezinha de Jesus da Silva”

Várzea Grande - Mato Grosso







PROPONENTES:

Leiva Coleta Santiago

Leiliane Cristina Borges

RosaSantana Silva



Ano Letivo : 2012

Áreas de Conhecimento:

Ciências da natureza e matemática

Linguagens











Projeto Horta na Escola




Justificativa:
A Escola Estadual Terezinha de Jesus da Silva, localiza-se no bairro Nova Fronteira, no município de Várzea Grande, ocupando uma área de cerca de 10.000 m², com 1.427,82 m² de área construída e cerca de 8.000 m² deárea livre, existe, portanto, extensa área ao redor da escola. Seu terreno é plano, sendo ideal para a instalação de uma horta escolar e possui todas as condições favoráveis, como: disponibilidade de sol, água de boa qualidade e proteção de ventos fortes.
Construir uma horta na escola é uma atividade que oferece múltiplas possibilidades de estudos e aprendizagens em diferentes áreas doconhecimento, socialização entre alunos, professores e comunidade e melhora a convivência escolar, pois a vivência fora da sala de aula amplia e melhora as relações interpessoais. Também se constitui em uma fonte rica de construção de saberes, aliando a teoria do conhecimento entre diferentes áreas com a prática, possibilitando ao aluno um aprendizado eficaz para a vida. É uma forma diferenciada de aplicaros pilares do conhecimento estabelecidos pela UNESCO, onde o aluno vai ter oportunidade de aprender a conhecer, aprender a fazer para poder agir sobre o meio envolvente, aprender a viver juntos, participando e cooperando com os outros nas atividades de preparo e cultivo do solo, finalmente, aprender a ser, aprendizagens fundamentais que serão mais bem consolidadas quando os alunos têmoportunidades de vivenciá-las também fora do ambiente da sala de aula.
O projeto Horta na Escola está em consonância com o Projeto Político Pedagógico da Escola Terezinha de Jesus da Silva, uma vez que além de se esforçar por ser uma escola atrativa e oferecer um ensino de qualidade, um dos objetivos da escola é proporcionar uma educação inclusiva, pois está localizada em uma região de exclusão social, ondeos adolescentes e jovens que freqüentam a escola encontram-se em uma situação de vulnerabilidade, com poucas opções de lazer. O processo de ajudarem a formar uma horta na escola, vai gerar vínculos afetivos, que vão resultar no cuidado da própria saúde, elevando sua auto-estima e na preservação do ambiente escolar.
O projeto horta na escola, além de criar possibilidades de estudos e pesquisas nasala de aula, de acordo com os PCN (1998) a escola também deve incluir temas da vivência dos alunos para o desenvolvimento de atividades. O trabalho com a horta, alem de enriquecer as aulas com materiais de pesquisa, também vai contribuir para desenvolver hábitos alimentares saudáveis, com a inclusão de verduras e legumes na merenda escolar, como também ampliar as relações com a comunidade. Oexcedente da produção será distribuído à comunidade escolar, bem como também os excedentes das mudas serão distribuídos aos alunos e demais membros da comunidade, incentivando-os a iniciarem pequenas hortas em seus quintais. Freire (1996), a esse respeito, acrescenta que a escola auxilie o educando na construção do seu caráter, e para conseguir este objetivo é necessário que o aluno tenha...
tracking img