Projeto: gente de todo jeito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO : “GENTE DE TODO JEITO”

[pic]http://3.bp.blogspot.com/_kd8guQqkRLw/SUxQ9gnWW0I/AAAAAAAABZM/yg2hoiWqS9Q/s320/diferen%C3%A7as.j



Objetivos pretendidos com a atividade proposta

• Preparar o educando para o exercício da cidadania através do respeito à diferença e a prática e cumprimento de direitos e deveres.

• Despertar reflexões que levem ao respeito à diversidadecultural, étnico racial, de gênero e orientação sexual.

• Compreender que o respeito deve ser cultivado em todas as ações.

• Perceber que somos diferentes, mas que independente de qualquer coisa devemos ser respeitados em todos os aspectos: sociais, éticos, religiosos e físicos.

• Ser capaz de mudar de atitude através de ações cooperativas e solidárias, desenvolvendo atitudesde ajuda e colaboração.

• Compartilhar vivências e discutir os padrões estabelecidos em nossa sociedade , considerando a diversidade

• Estimular a comunidade escolar e os familiares a refletir sobre a função social da escola, mostrando o respeito como virtude capaz de transformar atitudes de comportamento.

Descrição da atividade

1- Conversar com os Pais na primeirareunião sobre o projeto, mostrando sua importância e necessidade, sendo fundamental sua participação.

2- Apresentar o tema para os alunos, realizando roda de conversa, chamando a atenção da turma para a importância do Respeito. Nesse momento é necessário ouvir os alunos sobre suas vivências a respeito do tema.

3- Sugestões de Filmes: Irmão Urso / Tainá /Mogli.

4- Roda deconversa para refletir e problematizar situações ocorridas nos filmes.

5- Pintura Corporal : O contato físico é muito importante, por isso nesse momento deixe os alunos realizarem uma pintura facial ou corporal, tanto no seu próprio corpo quanto no colega. Depois da atividade através de roda de conversa ouça os alunos sobre o que acharam e como se sentiram.

6- Assistir o vídeo: “Só eusou eu” do Vila Sésamo.

7- Com a ajuda de um espelho fazer o autorretrato na tela , com som de fundo e expor os desenhos refletindo sobre as diferenças físicas.

8- Ler o Livro Menina Bonita do Laço de Fita

9- Enviar uma pesquisa perguntando aos pais sobre suas descendências e seus costumes , e se já sofreram algum preconceito. Ao entregarem essa pesquisa os pais podemtrazer algum objeto, foto, vídeo que possam estar registradas esses costumes.

10- O professor deverá se organizar e ler as pesquisas em meio à roda de conversa, mostrando as fotos, os objetos e enfatizando o respeito à origem e aos costumes do aluno.

11- Paralelamente a leitura da pesquisa o professor deverá trabalhar as preferências dos alunos em sala de aula, com a seguinte descrição:“Somos diferentes, gostamos de coisas diferentes e por isso mesmo somos preciosos...”

12- Ler o Livro: Tudo bem ser diferente

13- Depois da leitura das pesquisas, o professor deverá convidar alguns Pais/ responsáveis e funcionários para ir à escola e contar para os alunos sobre sua história de vida, seus costumes e religião, etc.

14- Lembrando que tudo deve ser registrado eexposto para a comunidade.

Finalidades a serem atendidas:

Este Projeto tem como objetivo geral trabalhar o repeito as diferenças e a reflexão diante de atitudes cotidianas preconceituosas.

Brancos, negros, orientais; de cabelos lisos e enrolados, loiros e morenos; altos e baixos; magros e gordinhos. Provavelmente em sua sala de aula há alunos com todas essascaracterísticas. Essa diversidade é importante, pois é convivendo com ela desde bem cedo que as crianças aprendem a respeitá-la.

Aceitar o outro como ele é precisa ser um tema constante no cotidiano infantil, principalmente por ocorrer numa fase de construção da identidade na escola, isso se reflete em atividades que abordam as diferenças de habilidades, conhecimento, gênero, etnia, credo religioso...
tracking img