Origem das aves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aventura no Mar de Dentro

Por Maria Emilia Kubrusly Ilustrações de Lui Lo Pumo

EDITORA

O Projeto Artesanato do Mar de Dentro, que tem entre suas principais iniciativas a coleção de artesanato Bichos do Mar de Dentro, dá mais um importante passo em sua trajetória de estímulo ao desenvolvimento regional com o lançamento do livro infanto-juvenil “Aventura no Mar de Dentro”. Para o Serviçode Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), cuja nobre missão é promover a competitividade das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo, tem também extrema relevância estimular nas crianças, futuros empreendedores gaúchos, a consciência da necessidade de preservação ambiental. Neste caso, o foco é a rica fauna do Mar de Dentro, região da Costa Doce, ondese situa o maior complexo lagunar da América Latina. De forma lúdica e com a colaboração de importantes parceiros, essa obra tem o mesmo propósito das peças artesanais produzidas pelos profissionais que compõem o projeto Artesanato do Mar de Dentro: preservar as inúmeras espécies de animais silvestres que lá habitam e que estão sob risco. Boa leitura.

O livro que você tem em mãos – Aventura noMar de Dentro – é mais um resultado do já reconhecido trabalho do grupo de artesãs e artesãos dos municípios da Costa Doce, no Sul do Rio Grande do Sul, induzidos pela força, apoio e comprometimento do SEBRAE. Sua concepção vem fortalecer um processo de conscientização ambiental em curso que busca, de forma criativa e prazerosa, consolidar valores fundamentais para nosso futuro. Nesta história, emque os protagonistas são crianças – nosso maior legado ao futuro, afinal – aparecem mestres orientadores, amigos essenciais, oponentes desafiadores, pais responsáveis. Todos interagindo com a natureza a partir de suas experiências, suas visões de mundo. E, como vocês perceberão, a união, o valor da diversidade e a educação são os valores que triunfam nos capítulos finais. Os mesmos fundamentosque sempre embasarão todos os nossos esforços por uma existência mais sustentável nesta grande querência chamada Terra. Nós, da Fibria, temos por missão buscar o lucro reconhecido e admirado, que gere benefícios para todos a partir de recursos utilizados de forma sustentável. Para tanto, somos movidos pela energia vital, garra e paixão que viabilizam produtos essenciais para a qualidade de vida,saúde, educação e cultura. Acreditamos em relações construtivas, fundadas em laços de parceria, com compromisso e respeito. O Projeto Bichos do Mar de Dentro é tudo isso. Conciliar qualificação profissional, geração de renda e incentivo à conservação da biodiversidade nos municípios em que atuamos é uma grande realização e nos orgulhamos de patrocinar essa iniciativa em conjunto com o InstitutoVotorantim. Boa aventura!

Marcelo de Carvalho Lopes
Diretor Superintendente Sebrae/RS

Fausto Rodrigues Alves de Camargo
Gerente de Sustentabilidade Fibria

2

3

1
Verão na Casa da Vó O melhor lugar do mundo pra passar as férias é a casa da vó Antônia, em São Lourenço do Sul, que fica tão pertinho da Lagoa dos Patos que dá pra ir andando, e sempre a gente vê pelo menos um bicho nocaminho, ou então na lagoa mesmo, e é disso que eu mais gosto. Claro que também adoro a minha avó, a casa dela, a comida deliciosa, o doce de goiaba que ela faz… Mas, neste ano, as férias de janeiro foram especiais, por causa da aventura que a gente viveu: eu, meu irmão Gustavo e um amigo de lá, o João. Deu muuuuito medo! Tinha uns caras muito maus! Mas vamos começar do começo, senão perde a graça.Fomos só nós três para S. Lourenço do Sul: eu, meu pai e o Gustavo, porque a mãe teve de ficar em Porto Alegre trabalhando. Ela é repórter de tevê. O nome dela é Sofia e o do pai, Ivan. Ele também tinha de trabalhar, só que lá no Mar de Dentro e, principalmente, no Taim. É que ele é biólogo e está fazendo uma pesquisa. Mar de Dentro é como se chamam todas as lagoas e rios e lagos juntos que tem...
tracking img