Projeto Gado Leiteiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



Projeto
Gado Leiteiro



Curso de Medicina Veterinária
4º Semestre - Noturno
2014






Andressa Gattis
Catharina Monaco
Felipe P. Marchió
Michael Brito
Projeto Gado Leiteiro


Proposta de Adequação: Sistema de Produção a Pasto Intensivo



1. Infra Estrutura

Descrever de forma resumida (utilizando formulários internos) a localização da propriedade e a suaestrutura física existente, para, a partir daí, estabelecer a estratégia para a implementação do empreendimento de reestruturação, metas, objetivos e expansão da atividade.

Separar por setores a fazenda, isso é importante para que haja equipes responsáveis por cada setor, identificar a potencialidade de seus recursos naturais renováveis, implementar um plano de ação estratégico, com menor riscode insucesso para o empreendimento.

Detalhar a forma de gerenciamento da propriedade quanto ao gerenciamento do rebanho, sendo necessário descrever cada animal como sendo único (sistema de registro de dados, por fichas ou com auxílio de programas especiais – softwares – para o controle zootécnico do rebanho). Acompanhamento econômico e financeiro e a comercialização.


2. Sistema deProdução

Pastagem. O manejo em pastagens requer estruturas mais simples e são, em geral, mais baratas do que as utilizadas em confinamento. Serão instalados currais, sala de ordenha, sala de leite, escritório, bezerreiro convencional ou abrigos individuais, silos, abrigos rústicos para novilhas e cochos cobertos para minerais (construídos nos pastos), troncos para contenção dos animais, depósito paraalimentos e preparo de rações, reservatório de água, bebedouros, galpão para abrigo de máquinas e equipamentos e cochos cobertos.


3. Escrituração Zootécnica

Inserir tabela


4. Melhoramento Genético

Serão observados dois critérios a serem empregados na seleção de vacas futuras: a sua capacidade provável de produção, que permite uma previsão da sua produção numa próxima lactação combase em lactações passadas, e o seu valor genético para produção, estimado usando-se registro da própria vaca e de parentes. As características relevantes estão relacionadas à conformação do úbere e aprumos, as quais permitem vida produtiva mais longa.

Para tanto, a inseminação artificial é indispensável. Esta prática permite redução de erros de avaliação comuns quando se emprega monta natural.Além disso, a inseminação artificial permitirá que os touros tenham teste em idade mais jovem do que se fossem usados em monta natural. A melhor forma de se avaliar as qualidades de um touro é verificar as produções de um grande número de filhas, distribuídas ao acaso, em vários rebanhos.

As características que deverão ser consideradas na seleção do próximo touro a ser usado no rebanho paraaquisição de sêmen são:
Importância econômica;
Grau de controle genético - implicando conhecimento das hereditariedades das características e das correlações entre elas;
Facilidade e custo de registro da informação sobre a característica – se medida em grande número de animais, permitirá avaliações genéticas confiáveis, possibilitando altos diferenciais de seleção, isto é, diferença entre animaisselecionados e a população;
Os registros de produção mantidos por associações de criadores são pré-requisitos para avaliação e seleção dos touros.


5. Sistema de produção: para as categorias

As produções individuais das vacas são de grande importância, e todo o rebanho deverá ser controlado. Para cada vaca recomenda-se o registro das seguintes informações:
Data do nascimento eidentificação do pedigree, incluindo, pelo menos, os pais e, se possível, os avós;
Produção de leite - controle mensal;
Datas de cobertura e parição;
Ocorrência de doenças e assistência veterinária;
Determinação periódica das porcentagens de gordura e proteína do leite;


6. Manejo alimentar
As vacas serão submetidas a dietas balanceadas corretamente. O ponto crucial é não deixar de existir a...
tracking img