Projeto de unidades produtivas - fabrica textil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho diz respeito a uma elaboração de uma proposta de layout para uma fábrica. São envolvidas questões como mão-de-obra, insumos, equipamentos e o funcionamento geral da empresa.
Trata-se de uma empresa do ramo têxtil, que produz 3 famílias de produtos: lençol, colcha e almofada. O processo de fabricação, a demanda prevista e o mix de produtos sãoconhecidos.
Não obstante a isso, existe uma previsão de aumento da demanda em 25% nos próximos 5 anos que também devera ser considerada neste projeto. Alem disso, a empresa deve ser flexível para atender grandes variações pontuais da demanda.
O projeto foi dividido em três etapas:
A primeira etapa, diz respeito a quantificação dos fatores de produção. Nela, tem-se o primeirofluxograma de fabricação, cálculo de volumes de componentes, equipamentos e pessoal, dimensionamento de estoques, centros de produção, áreas de serviços auxiliares e de pessoal dentre outros fatores de quantificação
Na segunda fase, trata-se dos relacionamentos entre os fatores de produção. Sendo assim, definem-se as unidades funcionais, os diagramas do processos, matriz de relacionamento ediagramas de bloco. Tudo isso, possibilita uma escolha mais adequada do posicionamento dos diferentes setores da fábrica.
A terceira e última etapa do projeto, é nada mais que um detalhamento do projeto final. Ela conta com a construção definitiva do layout em blocos, determinação dos dispositivos de segurança necessários e o layout final, que é o projeto definitivo da fábrica.
1.Aprensentação do Mix de Produção

A Fabrica Têxtil S. A. é uma empresa que tem o objetivo de confeccionar produtos de alta qualidadade a um preço competitivo. Atualmente, existem três linhas de produtos comercializados, que são lençóis, colchas e almofadas.
A fábrica atual está localizada em um bairro dentro do perímetro urbano do município e possui cerca de 900 metros quadrados deárea. Devido à presença de construções nos arredores, a expansão de área neste local é difícil e de alto custo. Portanto, a estratégia apresentada pela direção da empresa é a utilização de um terreno próprio situado no trevo rodoviário da cidade, distante cerca de 3 km de bairros residenciais. Apesar de o terreno possuir 10.000 metros quadrados, o objetivo é utilizar o espaço de forma a permitirexpansões futuras ou ainda, usá-lo para outros fins (venda ou locação, por exemplo).
Em relação ao quadro de funcionários, a nova unidade fabril da Têxtil S. A. precisará de 34 funcionários para atender a demanda atual e 39 para a demanda futura.
O volume de produção atual da empresa é de aproximadamente 115.729 peças por mês e o volume da produção futura é de aproximadamente 144.662peças por mês. Ela não produz todo dia todos os seus produtos. Segue abaixo a produção aproximada dos produtos a serem estudados:
• Lençol: 66 peças/dia
• Almofada: 11 peças/dia
• Colcha: 406 peças/dia
Em relação ao controle de qualidade, há inspeção de produtos, testes e processo de melhoria contínua. Quando os materiais são recebidos, um técnico inspeciona a carga e libera paraestocá-la para a produção, também existe um técnico de inspeção nos produtos finais que analisa uma amostra dos produtos finais. Quando essa amostra apresenta algum tipo de defeito, é possível localizar para quais lojas foram enviadas esse produtos através da etiqueta de rastreabilidade, que é colocado em cada produto produzido pela empresa.
Na linha de produção, quando ocorre algum tipo deerro, o operador pode, retirar o produto, parar a linha ou então chamar o líder da linha para tomar as devidas attitudes.
Abaixo estão as ilustrações dos produtos da Textil S. A.

[pic]
Figura 1 Modelos dos produtos da Textil S. A.

2. Descrição do Mercado

Já considerando a produção da Têxtil S. A., esta adota uma produção MTS (Make to Stock). A demanda atual da...
tracking img