Projeto de treinamento de pessoas em uma empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O RESGATE DAS BRINCADEIRAS POPULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

O objetivo desse artigo é a apresentação da contribuição das brincadeiras populares para o desenvolvimento cultural na Educação Infantil, nos espaços da Creche Municipal Tia Beth, proporcionando aos alunos, que descubram e compreendam o mundo, desenvolvendo a imaginação e explorando possibilidades para a construção doconhecimento. Abordando sua característica lúdica e buscando a ligação com o processo da necessidade de uma valorização e de um resgate de brincadeiras antigas dentro do ambiente escolar, a criança desenvolve seu cognitivo, o afetivo e o social, aprendendo ainda a preservar esse patrimônio cultural que vêm se perdendo. Resgatar a experiência fascinante da brincadeira tradicional, criando e recriando oencantamento do lúdico, do convívio, da troca com o outro.

Palavras-chave: Brinquedos e brincadeira tradicionais. Educação Infantil. Cultura popular.

INTRODUÇÃO

Pode parecer estranho e curioso para alguns falar em Resgate de Antigas Brincadeiras nos dias de hoje. Faz tempo em que estas manifestações de identidade e cultura popular espontâneas estão com os seus espaços cada vez reduzidos.Descobrir o prazer de vivenciar as brincadeiras populares, construindo de forma lúdica caminhos para a preservação e valorização do brinquedo popular artesanal, como instrumento de manutenção da tradição e da cultura dos povos, traduzidas nos brinquedos e brincadeiras populares. Além de incentivar crianças a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
Abrincadeira popular é aquela transmitida de gerações passadas para as atuais e que está perdendo e desaparecendo do cotidiano infantil, pois a influência da mídia faz com que a criança consuma brinquedos eletrônicos, não as permitindo entrar em contato com as brincadeiras tradicionais. Desta maneira torna-se necessário o resgate destes tesouros da infância de nossos pais e avós.

Transmitir estasbrincadeiras as nossas crianças é uma forma de descobrir o novo no antigo. Resgatando brincadeiras do “tempo do vovô e da vovó” e um patrimônio lúdico-cultural, que pertence ao nosso folclore, podemos junto com as crianças criar e recriar novos espaços de expressão e comunicação, estimulando as interações sociais e o desenvolvimento integral das crianças (Friedmann, 2004, p.13)

Brincar é coisaséria! É algo inerente ao ser humano, os bebês já nascem sabendo. Na infância, a brincadeira assume papel de destaque, uma vez que permite todas as relações da criança com o mundo. Por meio do resgate de antigas brincadeiras nas creches, é possível exercitar a imaginação, estimular a espontaneidade e promover o convívio em grupos; pois elas também podem ser utilizadas como um importanteinstrumento didático para outros fins.
A brincadeira popular está sempre em transformação, incorporando criações anônimas das gerações que vão se sucedendo. Não se conhece a origem da amarelinha, do pião, das parlendas. Seus criadores são anônimos. Sabe-se apenas que provêm de práticas abandonadas por adultos, de fragmentos de romances, poesias, mitos e rituais religiosos.

Enquanto manifestação livree espontânea da cultura popular, a brincadeira tradicional tem a função de perpetuar a cultura infantil, desenvolver formas de convivência social e permitir o prazer de brincar. Por pertencer à categoria de experiências transmitidas espontaneamente conforme motivações internas da criança, a brincadeira tradicional infantil garante a presença do lúdico, da situação imaginária. (Kishimoto 1999)A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS POPULARES
Deparando-nos com a sociedade em que vivemos onde a tecnologia é o centro das atenções de nossas crianças, observamos que a importância das brincadeiras populares é muito grande, o que, no entanto, muitas pessoas desconhecem.
As brincadeiras populares como confeccionar e soltar pipa, jogar bola de gude, pular amarelinha e corda, jogar queimado e...
tracking img