Projeto de responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Responsabilidade Social
Ler para Crescer
Estímulo à leitura para promover a capacidade crítica de análise e de comunicação dos alunos do 5º ano das escolas públicas ao redor da Fundação Técnico Educacional Souza Marques

1. INTRODUÇÃO
Em 2010 e 2011 o Brasil ficou no 88º lugar de 127 no ranking de educação feito pela Unesco, o braço da ONU para a cultura e educação. Com isso, opaís fica entre os de nível "médio" de desenvolvimento na área, atrás de Argentina, Chile e até mesmo Equador e Bolívia. Diante desse cenário sombrio do nível de ensino no Brasil, buscou-se uma alternativa viável para contribuir com a melhora dos índices apresentados.
Constatamos que há dois CIEPs, seis Escolas Municipais e duas Escolas Estaduais próximas à FTESM, o que facilitaria a chegada dosEstudantes de Pedagogia ou Letras à Faculdade para assistirem às aulas, após o Projeto.
Acreditamos que estimular a capacidade de analisar um texto ou um comentário, seja na mídia, em livros, em jornais, em revistas e até mesmo no círculo de relacionamento interpessoal, como família e amigos, contribuirá para que futuros jovens e adultos desenvolvam uma importante forma de se posicionarempositivamente na vida: através do pensamento.

1.1 JUSTIFICATIVA
O Projeto visa oferecer aos alunos de escolas públicas do 5º ano, de forma diferenciada e com qualidade um complemento ao aprendizado em sala de aula, ou seja, um ensino extra-classe, onde os alunos serão estimulados a melhorar a leitura, através de livros, revistas e jornais abordando temas atuais, onde também será desenvolvido oraciocínio lógico do aluno, elevando o nível cultural de cada um,estimulando-os a ter uma visão crítica da sociedade.

1.2 PÚBLICO ALVO
O Projeto será desenvolvido com alunos do 5º ano da rede pública de ensino em escolas cadastradas.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Oferecer aos alunos de escola municipal e estadual do ensino fundamental, a oportunidade de elevarem seu rendimento edesenvolvimento de forma ampla, fazendo-os capazes de se tornarem adultos com visão mais expandida e crítica em relação à vida, seja no âmbito profissional ou pessoal.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Estimular o aluno a localizar os erros;
* Permitir ao aluno que compreenda o seu potencial;
* Criar condições favoráveis que levem os alunos a aproximar-se mais do conhecimento;
*Estimular a leitura;
* Empregar atividades lúdicas (cirandas, cantos, rimas);
* Desenvolver atividades que despertem a motivação e a concentração dos alunos;
* Criar novas técnicas, métodos e procedimentos para trabalhar as atividades, as quais os alunos apresentam dificuldades;
* Desenvolver a auto-estima e a perseverança na busca de soluções;
* Oferecer créditos deestágio para os universitários voluntários;
* Integrar a FTESM com a comunidade.

3. RESULTADOS ESPERADOS
* Melhoria do nível de aprendizagem dos alunos envolvidos no projeto;
* Elevar o desenvolvimento acadêmico dos alunos;
* Superação das deficiências de leitura, escrita e raciocínio lógico;
* Recuperação da auto-estima dos alunos envolvidos;
* Atenuar asdificuldades no processo de aprendizagem; bem como, a própria evasão escolar.

4. PLANEJAMENTO
4.1 EQUIPE DE PLANEJAMENTO

4.2 ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO

4.3 ESCOPO
•Gerenciamento do Projeto: O Projeto terá um Gerente para orientação, um Coordenador atuando como Professor dos Cursos de Pedagogia ou Letras para captação dos Alunos dos Cursos de Pedagogia ou Letras que estejam interessadosem participar na aplicação desse Projeto nas escolas públicas da comunidade e um Supervisor, que será um professor da escola beneficiada, para acompanhar todo o desenvolvimento do Projeto.
•Reunião de Partida do Projeto: Antes de iniciar o processo de implementação nas escolas, o Professor Coordenador fará uma reunião com os voluntários do Projeto a ser realizada no dia 10 de Fevereiro para...
tracking img