Projeto de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REDE LOCAL
Uma rede local, também denominada LAN – Local Área Network, possui dois componentes: o ativo e o passivo. O componente passivo é representado pelo conjunto de elementos responsáveis pelo transporte de dados de um meio físico e é composto de cabos, acessórios de cabeamento e tubulações. O componente ativo, por sua vez, compreende os dispositivos eletrônicos, suas tecnologias e atopologia envolvida na transmissão de dados entre estações.
O componente passivo, neste documento, será baseado no modelo de cabeamento estruturado desenvolvido pela EIA/TIA 568-A e ISO11801.

CABEAMENTO ESTRUTURADO
Um sistema de cabeamento estruturado consiste de um conjunto de produtos de conectividade empregado de acordo com regras específicas de engenharia cujas principais características são: Arquitetura aberta;
 Meio de transmissão e disposição física padronizados;
 Aderência a padrões internacionais;
 Projeto e instalação sistematizados.
Este sistema integra diversos meios de transmissão (cabos metálicos, fibra óptica, radio, etc.) que suportam múltiplas aplicações incluindo voz, vídeo, dados, sinalização e controle. O conjunto de especificações garante a implantaçãomodular com capacidade de expansão programada. Os produtos utilizados asseguram conectividade máxima para os dispositivos existentes e preparam a infra-estrutura para as tecnologias emergentes. A topologia empregada facilita os diagnósticos e manutenções.
Os seguintes elementos pertencem ao sistema de cabeamento estruturado:
1. Distribuidor Geral de Telecomunicações;
2. Sala de Equipamentos de TI;3. Cabeamento Tronco;
4. Armário de Telecomunicações;
5. Cabeamento Horizontal;
6. Área de Trabalho
Cada edificação da Sede da Empresa será conectada a Sala de Equipamentos de TI por um único cabo de fibra óptica, encaminhado através do Distribuidor Geral de Telecomunicações, sala esta que concentrará o núcleo da rede local.
Esta sala deverá ser constituída de infra-estrutura elétricaadequada, ambiente controlado, espaço suficiente para expansão de equipamentos e área para acomodação da equipe técnica de TI. Desta sala, derivarão os cabos do cabeamento tronco até os armários de telecomunicações distribuídos nas demais edificações da empresa. Nestes armários ficarão alojados os equipamentos de rede complementares que concentrarão os cabos do cabeamento horizontal de uma regiãodelimitada pela distância. O cabeamento horizontal, por sua vez, servirá às áreas de trabalho, onde se localizam os recursos computacionais, ou seja, as estações.

Distribuidor Geral de Telecomunicações
Como já exposto anteriormente, um cabo de fibra óptica proveniente da Sala de Equipamentos de TI será estendido até os armários de telecomunicações das demais edificações da Sede da Empresa.
Sala deEquipamentos de TI
Terá a função de receber as fibras ópticas dos armários de telecomunicações, armazenar equipamentos de comunicação da operadora de Telecomunicações, acomodar equipamentos e componentes da rede local, permitir acomodação e livre circulação da equipe técnica de TI e restringir o acesso a pessoas autorizadas.
 Deverá ter as seguintes características:
 Localização próxima aocentro geográfico do prédio e de utilização exclusiva;
 Dimensões mínimas: 3m x 4m ou 12m2;
 Ambiente com porta e de acesso restrito;
 Temperatura entre 18 e 24ºC;
 Iluminação com no mínimo 540lux com circuito elétrico independente;
 Piso composto de material anti-estático;
 Alimentação elétrica com circuitos dedicados direto do distribuidor principal com instalação de quadro de proteçãono local;
 Mínimo de cinco tomadas elétricas tripolares (2P+T) de 127VAC com aterramento;
 Proteção da rede elétrica por disjuntor no mínimo de 20A;
Cabeamento Tronco
Utilizará a topologia de rede em estrela, isto é, cada centro de distribuição (Armário de Telecomunicações) deverá ser interligado à Sala de Equipamentos de TI (núcleo da rede) através de cabo exclusivo.
Com a finalidade de...
tracking img