Projeto de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICES
OBJETIVOS 1
JUSTIFICATIVAS 1
INFORMAÇÕES ADICIONAIS 1
SEGURANÇA - INTERNET 1
SISTEMA OPERACIONAL 2
PROTOCOLO TCP/IP 2
INTRANET 2
DISPOSIÇÃO ORGANIZACIONAL 2
ESTAÇÕES 2
MICROS 3
IMPRESSORAS 3
PLANTA – A 5
PLANTA – B 6
DISTRIBUIÇÃO E CONFIGURAÇÃO DOS RACKS 7
RACK1: 7
RACK2: 7
RACK3: 7
RACK4: 7
RACK5: 8
RACK6: 8
LAYOUT DA DISTRIBUIÇÃO DOS NÓS ENTRE OS DOIS ANDARES 9TOPOLOGIA DA REDE 10
FÍSICA 10
LÓGICA 10
NORMAS TÉCNICAS 10
CABEAMENTO 10
CONECTIVIDADE 10
REDE ELÉTRICA 11
SERVIDORES 11
SERVIDOR DE FIREWALL 11
DESCRIÇÃO DOS SOFTWARES 11
SERVIDOR DE E-MAIL 12
DESCRIÇÃO DOS SOFTWARES 12
SERVIDOR DE BANCO DE DADOS 13
DESCRIÇÃO DOS SOFTWARES 13
SERVIDOR DE ARQUIVOS 14
DESCRIÇÃO DOS SOFTWARES 14
SERVIDOR DO LABORATÓRIO 14
DESCRIÇÃO DOS SOFTWARES 15ESTAÇÕES DE TRABALHO 16
SOFTWARES: 16
EQUIPAMENTOS PERIFÉRICOS 16
EQUIPAMENTOS DE REDE 16
MATERIAL PARA CABEAMENTO LÓGICO 17
MATERIAL PARA CABEAMENTO ELÉTRICO 17
CONCLUSÃO 18
BIBLIOGRAFIA 18
REVISTAS: 18
SITES: 18

OBJETIVOS

Através de uma rede de computadores se provem conectividade entre os mesmos, permitindo o intercâmbio entre os diversos setores de um estabelecimento, no intuitode centralizar a informação de forma rápida. As sugestões dadas neste projeto, têm como objetivo a implementação de um ambiente estável, possibilitando seu crescimento a curto e longo prazo.

JUSTIFICATIVAS

Por este motivo, fizemos a opção por um estabelecimento de ensino, pois consideramos uma área interessante por ser voltada à educação. Consideramos fundamental informatizar umestabelecimento de Ensino, onde os educando serão preparados para o convívio na sociedade e buscar o mercado de trabalho, numa postura moderna de acordo com as necessidades e realidades atuais.
A agilidade nos serviços internos e administrativos, resultarão em melhor atendimento aos alunos, oferecendo-lhes maiores possibilidades de integração e até mesmo a execução de cursos, trabalhos e treinamentos.INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Segurança - Internet

Sendo disponibilizada a Internet para uso geral, haverá necessidade da proteção através do Firewall, que garantirá seu acesso seguro e também o controle de acesso nas conexões das redes e a devida proteção frente aos perigos da rede externa, aplicando a política de segurança da empresa.
Porém, para haver maior segurança na empresa, os dados earquivos serão mantidos em um servidor centralizado, através de backups, assim como os aplicativos e periféricos serão compartilhados de forma segura e criteriosa.

Sistema Operacional

O Sistema operacional utilizado será o MS Windows NT Server 2003, próprio para configurações em rede, por possuir alto nível de segurança e ser o mais utilizado no mercado, com aplicativos e utilitários compatíveis.Nas estações de trabalho serão utilizados o Sistema Operacional MS Windows XP, por estar sendo o mais indicado para interagir com o NT Server.

Protocolo TCP/IP

Projetado para ser utilizado na Internet por possuir a disponibilidade de comunicação entre redes de diversos tipos, além de fornecer os protocolos de comunicação, definem também uma série de aplicações eficientes em suaarquitetura. O DHCP (Dinamic Host Configuration Protocol) possibilita a distribuição automática dos endereços de IP de forma manual, dinâmica ou automática para as máquinas na rede.

Intranet

Com todos esses artefatos implantados no sistema, nada impedirá que este Estabelecimento de Ensino desenvolva também um sistema de intranet, usufruindo de todas as suas vantagens e benefícios: Vídeoconferência,Audioconferência, Ensino à Distância e outros.

DISPOSIÇÃO ORGANIZACIONAL

Os setores administrativos do Estabelecimento, estão localizados no primeiro e segundo andar do prédio, onde ficará concentrado o projeto da rede.

Estações

A distribuição das estações de trabalho entre os departamentos, serão da seguinte forma:

Micros
Primeiro Andar:
- Secretaria – 3 micros
- Protocolo – 3...
tracking img