Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO.


















Projeto de pesquisa: "Da família e da escola: múltiplos saberes na construção da educação infantil".


Trabalho acadêmico apresentado à disciplina, Metodologia da Pesquisa em Educação ? Unidade 5 do curso de EAD de Pedagogia, da Universidade Estadual de Santa Cruz, para obtenção de crédito.

.Orientadora: Profª Raquel de Oliveira

ITABUNA ? BAHIA
2011






SUMÁRIO




Introdução________________________________________________04


Justificativa_______________________________________________ 05


Objetivos_________________________________________________ 05


Fundamentação teórica_______________________________________06Metodologia________________________________________________09


Conograma________________________________________________12

Referencias________________________________________________13







Introdução 4


O projeto de pesquisa a seguir surge dos questionamentos feitos a diversos educadores nas séries inicias da educação infantil, em uma escola do ensino fundamental I, no município de Itabuna, no estado da Bahia, ao seremquestionados: Quais os principais problemas na educação das crianças naquela escola? A que mais vez apareceu foi: a ausência da família como principal problemática na educação das crianças naquela escola.
Diante da exposição do problema, surge a possibilidade de construção de um projeto de pesquisa onde o objetivo geral seja conhecer como se estabelecem as relações das famílias na escola e viceversa em turmas de educação infantil.
Para que o conteúdo de todo o material pesquisa venha atender, e ser útil ao seu fim que é a construção de processos de educação onde a família e a escola possam construir uma educação, com base em reconhecimento de múltiplos saberes e as suas possibilidades de transmissão, de aprendizado visando o respeito e a construção da criança.
A busca através de estudose pesquisas para que se tenham parâmetros validos no contexto das problemáticas relacionadas à educação infantil, nos coloca diante do dilema de que é impossível analisar um só contexto quando falamos da educação de crianças em series iniciais. Esta população tem algumas especificidades que devem ser levadas em consideração quando da analise dos fatos e fenômenos que acontecem em seu universo, emespecial a família e a escola.
As crianças e a família quando em seus primeiros contatos com a escola cada um apresentam reações adversas, ora pelo encantamento, com a novidade, ora medo e distancia pelo medo do desconhecido, e por todo o folclore de que na escola é um espaço onde impões regras e normas de convivência não sendo, admitido, faltas, insubordinações e comportamentos distante dopadrão exigido por pessoas educadas.
Este foi e em muitos casos é o retrato ou cartão de visita das escolas, para a família e para a criança, desconstruir esta tipologia, rígida e seca é necessário dentro do processo de construção de uma educação infantil, humanizada e comprometida com a integralidade da criança e o seu desenvolvimento.

Justificativa 5


Este projeto, a ser executado justifica-sepela relevância do tema e a sua contemporaneidade e freqüência com que é abordado em debates do campo da educação, principalmente na educação infantil, neste intuito temos como pontos crucias a criança, família, e a escola, contudo nenhum estudo pode ser realizado separando estes pontos como elementos estanques e sem interferência do contexto sócio-cultural onde estão, onde vivem e com quemconvivem, é de suma importância que estudos desta natureza sejam realizados para que educadores das series inicias da educação infantil, tenham como referencia o cenário próximo das suas realidades sócio culturais, e que sejam analisados por pessoas que vivenciam esses contextos. A problemática ora levantada tem sido alvo de diversos estudos, e todos apontas aspectos distintos nos seus meios e fins,...
tracking img