Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Esse projeto de pesquisa interdisciplinar tem por finalidade alcançar parte das atividades avaliativas da unidade III, desenvolvido nas disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico e Teoria Geral da Administração. Objetiva também transmitir todo o conteúdo relevante de uma forma clara, objetivando principalmente o aumento conhecimento da sociedade sobre a divulgação doBalanço Social da Petrobrás.
A Petrobras é uma empresa de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil. É uma empresa estatal de economia mista. Fundada em 03 de outubro de 1953 e sediada no Rio de Janeiro, opera atualmente em 28 países, no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seusderivados, no Brasil e no exterior.

1.1. Questão de pesquisa
Como identificar a contribuição do Balanço Social da empresa Petrobrás para a sociedade e para o meio ambiente?

1.2. Hipóteses
A Contabilidade é um setor de grande responsabilidade social e também um fator preponderante para as questões relacionadas com os investimentos direcionados no combate a exclusão sociale na busca da preservação ambiental. Encontra-se inserido neste contexto o balanço social, que se tornou uma ferramenta indispensável para atender a demanda da sociedade por informações que retratam a atuação social da empresa com o meio em que essa está inserida.
A Petrobrás através da divulgação de seus balanços sociais tem demonstrado à sociedade a sua política de investimento namelhoria da qualidade de vida de empregados, comunidade e na preservação ambiental. Eis os compromissos alinhados pela Responsabilidade Social da Companhia: Assegurar que a governança corporativa do Sistema Petrobras esteja comprometida com a ética e transparência na relação com os públicos de interesse; 
Garantir uma gestão integrada em Responsabilidade Social no Sistema Petrobras;  Conduzir osnegócios e atividades do Sistema Petrobras com responsabilidade social, implantando seus compromissos de acordo com os princípios do Pacto Global da ONU e contribuindo para o desenvolvimento sustentável; Respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente, pautando as ações do Sistema Petrobras a partir da promoção dos princípios do trabalho decente e da não discriminação;Respeitar a diversidade humana e cultural de sua força de trabalho e dos países onde atua;
Apoiar a erradicação do trabalho infantil, escravo e degradante na cadeia produtiva do Sistema Petrobras; Buscar a sustentabilidade dos investimentos sociais para uma inserção digna e produtiva das comunidades; Comprometer a força de trabalho com a Política de Responsabilidade Social do Sistema Petrobras.1.3. Objetivos
1.3.1. Objetivo geral
Demonstrar a importância e contribuições do balanço social da Petrobrás para a sociedade e para o meio ambiente.

1.3.2. Objetivos específicos
Este trabalho objetiva discutir, investigar e identificar os conceitos e aplicações da Contabilidade Social com as suas ramificações, tendo por finalidade a apresentação do BalançoSocial para demonstração dos resultados da Petrobrás para a sociedade.

1.4. Justificativa
O Balanço Social é importante para a sociedade, por se tratar de um instrumento de gestão que demonstra de maneira clara e objetiva as atitudes das empresas e de seus gestores, revelando o comprometimento, os benefícios ou malefícios onde exploram as suas atividades. É importante também para odesenvolvimento social fazendo com quê os cidadãos consigam refletir sobre a sua crítica perante a sociedade se tornando um protagonista sócio-econômico. Outro fator importante é o marketing positivo que as empresas produzem ao publicarem seus balanços.

2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1. Contabilidade Social
A Contabilidade Social surge como uma necessidade que a empresa tem de...
tracking img