Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE EXELÊNCIA EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE
ESTÁCIO – FATERN
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DANIELA CRISTINA TORRES
IZABEL CRISTINA AZEVEDO FREIRE
MARIA DA CONCEIÇÃO
KATIANE JANUÁRIO DO NASCIMENTO
RAQUEL TALITA SILVA DA COSTA

SERVIÇO SOCIAL E MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: EM BUSCA DE DIREITOS NO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO E ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS) DE SÃO GONÇALO DOAMARANTE/ RN.

NATAL / RN
2012.1

DANIELA CRISTINA TORRES
IZABEL CRISTINA AZEVEDO FREIRE
MARIA DA CONCEIÇÃO
KATIANE JANUÁRIO DO NASCIMENTO
RAQUEL TALITA SILVA DA COSTA

SERVIÇO SOCIAL E MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: EM BUSCA DE DIREITOS NO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO E ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS) DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE/ RN.

Projeto de Pesquisa apresentado por: Daniela Cristina Torres,Izabel Cristina Azevedo Freire, Maria da Conceição, Katiane Januário do Nascimento e Raquel Talita Silva da Costa, a Disciplina de Pesquisa Social da Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte – ESTÁCIO /FATERN, como requisito para a obtenção da Nota da Unidade – II.
Orientadora da Disciplina: Maria Cristina Silva Pereira

NATAL / RN
2012.1
SUMÁRIO

1.JUSTIFICATIVA 3
2. CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA METODOLÓGICA 5
3 . OBJETIVOS 9
3.1 OBJETIVO GERAL 9
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 9
4. REFÊRENCIAL TEÓRICO METODOLÓGICO 10
5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 12
5.1 TÉCNICAS UTILIZADAS NO TRABALHO DE CAMPO 13
6. ORÇAMENTO 14
7. CRONOGRAMA 15
REFERÊNCIAS 16

1. JUSTIFICATIVA

Quando se fala em crianças e adolescentes que cometem crimes, todasociedade não sabe ao certo como se colocar, atualmente, existem propostas em relação ao caso sobre a maioridade penal, mas a situação passou a ser vista e estudada de outra maneira.
A escolha do tema crianças e adolescentes para nossa pesquisa foi devido às grandes repercussões na mídia com casos de jovens infratores, onde muitas pessoas não sabem que esses adolescentes precisam passar por medidassocieducativas para serem responsabilizados pelo seu ato infracional.
Após a Constituição Federal em 1988 e a instituição do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 1990, ocorreram muitas mudanças nas políticas direcionadas a crianças e adolescentes, que passaram a ter maior garantia de seus direitos, que contraditoriamente, muitas vezes são violados por suas próprias famílias e também peloEstado, causando graves consequencias em sua formação social, pessoal e intelectual.
Este momento especial de suas vidas (infância e adolescência) deveria ser repleto de oportunidades e conhecimentos para a formação de um adulto com valores morais, no entanto, muitas vezes é cenário de violência e falta de oportunidades de trabalho, de estudo, de lazer e principalmente de educação.
Para osadolescentes de baixa renda, sem estrutura familiar, sem frequência regular à escola e sem trabalho formal, a infração torna-se um meio mais fácil de sentir-se como “cidadão”. Pois vivemos hoje, em uma sociedade individualista, de consumismo desenfreado e aparência, enfim, somos o que temos de material, inseridos em um sistema dominante que dita às regras de cidadania e de valores.
As causas de atosinfracionais cometidos por crianças e adolescentes vão muito além de sua situação financeira, podendo ser considerada também como uma falta de inclusão social, ausência de estrutura familiar ou algum tipo de violência.
Os Centros de Referencia Especializados de Assistência Social (CREAS) vem desenvolvendo um trabalho muito importante para este público, no sentido de desenvolvimento socialbaseados no ECA e no Sistema Nacional de Atendimento Socieducativo (SINASE) aprovado recentemente em 2012.
Nos CREAS e muitas vezes o próprio Assistente Social e sua equipe não conhecem os procedimentos e instrumentos utilizados na execução de suas atividades. Pois o Serviço Social junto com o sistema judiciário é um tema pouco abordado, até mesmo pela falta de profissionais nesta área e assim...
tracking img