Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IVAN TEIXEIRA

O DESAFIO PELA INSERÇÃO DO JOVEM ENTRE 18 A 21 ANOS NO MERCADO DE TRABALHO ATRAVÉS DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM EM UMA EMPRESA.

Projeto de pesquisa apresentado ao
Departamentode Pós-Graduação e Extensão
da Anhanguera Educacional, como requisito
parcial à obtenção do grau de especialista.
Orientador(a):

SANTO ANDRÉ
2010

Justificativa

Esta pesquisa temcomo foco fortalecer as argumentações reforçando o recrutamento e a retenção de jovens talentos para as empresas, destacar as importâncias do programa de aprendizagem para inicio de carreira profissionale dar base científica às argumentações.
Analisar um processo seletivo do começo até a inserção da turma, considerando o recrutamento através das inscrições, a formação da turma, odesenvolvimento da turma, a inserção no mercado e a permanência dos jovens no mercado efetivados.

Problematização

Os jovens são escolhidos através de um processo seletivo para participar de um treinamentosem vinculo empregatício. Após concluírem esta fase são inseridos através de uma seleção nas vagas das empresas. Os critérios de escolhas em todas as etapas são caracterizados pela idade entre 14 a21 anos, região onde mora e escolaridade e renda per capta de meio salário mínimo por pessoa. A base teórica para a inserção parte da Lei 10097 e competências mínimas para atuarem nas respectivasatividades estabelecidas pelas empresas contratantes.
A procura pela inserção no mercado através do programa de aprendizagem tem sido baixa pelos jovens maiores de 18 anos, nesta fase a cobrança pelaresponsabilidade na ajuda financeira em casa e a conquista da independência causa um impacto negativo quando observado a remuneração destes programas. O olhar financeiro dificulta a percepção dagrande oportunidade em serem inseridos nas empresas de qualidade na situação vulnerável em que se encontram. Os adolescentes entre 14 a 17 anos tem aproveitado melhor esta oportunidade, a preocupação...
tracking img