Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL - CESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E FILOSOFIA – DCSFIL
CURSO DE DIREITO

JEMILSON REIS VIEIRA

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE DETENTOS






Bacabal
2012
JEMILSON REIS VIERA

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE DETENTOS

Projeto de Pesquisa apresentado àdisciplina Metodologia Científica do Curso de Direito do CESB-UEMA, como requisito parcial para obtenção de nota regimental.

Orientador: Profº MSc. Roraima Silva Fernandes




Bacabal
2012
JEMILSON REIS VIERA

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE DETENTOS

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Metodologia Científica do Curso de Direito do CESB-UEMA, como requisitoparcial para obtenção de nota regimental.

Aprovado em: _____/_____/__________




_________________________________________
Profº MSc. Roraima Silva Fernandes

SUMÁRIO

1 TEMA 04
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 04
3 PROBLEMATIZAÇÃO 04
4 HIPÓTESES 04
5 JUSTIFICATIVA 04
6 OBJETIVOS 05
6.1 Geral 05
6.2 Específicos 05
7 REVISÃO DE LITERATURA 06
8 METODOLOGIA 06
8.1 Tipode estudo 06
8.2 Período do estudo 06
8.3 Local do estudo 07
8.4 População e amostra 07
8.5 Instrumento para coleta de dados 07
8.6 Análise dos dados 07
9 CRONOGRAMA 08
CONCLUSÃO 08
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 08




1 TEMA

A importância do processo de ressocialização de detentos.

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A Importância do processo de ressocialização de detentos apartir de estudo descritivo e da realidade social da Unidade Prisional de Ressocialização do Município de Bacabal-MA (UPRB).

3 PROBLEMATIZAÇÃO

Até que ponto as políticas sociais têm contribuído para que não suceda a reincidência penal; os egressos do sistema prisional expõe à sociedade a insegurança?

4 HIPÓTESES

Disponibilizar recursos para estruturação das Unidades Prisional deressocialização.
Proporcionar aos detentos todas as assistências devidas ao favorecimento correcional.

5 JUSTIFICATIVA

Este presente estudo justifica-se por buscar formas que, de algum modo, possibilitem mudanças e programem políticas ressocializadoras que viabilizem eficazmente o retorno harmonioso do detento ao convívio social evitando a reincidência.
 A própria sociedade é responsávelsolidária pela segurança pública (art. 144, CF/88), e esta, pouco tem feito em benefício de uma paz social duradoura, dessa forma, a injustiça social tem contribuído para o atual quadro prisional com números alarmantes de superlotação, e cada vez mais o quadro tende a piorar por vários fatores, e, através desses fatores que almejamos identificar os problemas no sistema prisional e apontar possíveissoluções que possibilitem a reinserção do egresso à sociedade, sendo imprescindível que esta reintegração seja benéfica tanto ao egresso quanto para o seio social que o recebe.
Urge ressaltar que a discussão acerca do tema, pode contribuir de modo pragmático para uma conscientização e harmonia social, haja vista o retorno do detento à sociedade de forma harmônica, pacífica e sem traumas, em que pese áexperiência de um enclausuramento.
 Dessa forma, denota-se à importância de analisar os aspectos relevantes que possam contribuir ou impedir a ressocialização do egresso no âmbito da Unidade Prisional de Ressocialização do Município de Bacabal-MA (UPRB), pois mesmo a identificação de fatores impeditivos para uma harmoniosa reinserção social daquele que infringiu a ordem jurídica e se encontra em umdeterminado espaço, a Unidade Prisional de Bacabal-MA, pode servir como embasamento e referencial para explicar o fenômeno, da dificuldade de ressocializar, que ocorre em todo o Brasil.
 6 OBJETIVOS

6.1 Geral
* Analisar qual o grau de eficácia existente nas políticas sociais públicas de ressocialização implantadas pelo governo e se efetivamente estas políticas podem contribuir para a...
tracking img