Ufersa - bct - ambiente, energia e sociedade - 01 - aula 1 - meio ambiente, ecologia, ecossistemas, matéria e energia, ciclos biogeoquímicos, equilíbrio ecológico, biomas e recursos naturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Campus de Angicos

Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia Disciplina: Ambiente, Energia e Sociedade
Professoras: Alessandra Carla Chagas-Spinelli / Roselene de Lucena Alcântara/Raimundo Fernandes de Brito

Conceitos Introdutórios

Angicos / RN

2011

Meio Ambiente
 Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) –
Lei 6.938 (31/08/1981) (Artigo 3º):

“Conjunto de condições, leis,influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida de todas as suas formas”.

 Organização Mundial da Saúde (OMS):
“a totalidade de elementos externos que influem nas condições de saúde e qualidade de vida dos indivíduos ou de comunidades”.

Saúde -“ é o bem-estar físico, mental e social e
não apenas a ausência de doença”.

homem, que exercemefeitos deletérios sobre o seu bem estar físico, mental ou social”.

Saneamento -“controle de todos os fatores do meio físico do

Saúde

Meio ambiente

Saneamento

Saúde Pública – “é a ciência e a arte de promover, proteger e recuperar a saúde, através de medidas de alcance coletivo e de motivação da população”.
Saúde Pública – um direito de todos

Portanto, cumpre principalmente as funções de educar e prevenir e tem como colaboradores principais: a medicina preventiva e social e o saneamento do meio.

Meio Ambiente
quatro (4) aspectos ou particularidades do meio ambiente levando à sua classificação em:

• Natural ou físico • Artificial • Cultural • Trabalho

Meio ambientenatural (físico) –
é constituído pelo solo, água, ar, flora e fauna;

Meio ambiente artificial –
composto pelo espaço urbano construído (conjunto de edificações) e pelos equipamentos públicos (ruas, praças, áreas
verdes)

fruto da interação do homem com o meio ambiente natural;

Meio ambiente cultural –
integrado pelo patrimônio histórico, artístico, paisagístico, turístico → tambémconsiderado fruto da interação do homem com o meio ambiente natural, mas diferindo do anterior pelo valor especial que adquiriu ou de que se impregnou;

Meio ambiente do trabalho –
entendido como o local onde se desenvolvem as atividades do trabalho humano. O complexo de bens móveis e imóveis de uma empresa. Importante destacar que sua proteção é vital para a saúde e integridade física dostrabalhadores.

Ecologia
O termo Ecologia foi empregado pela 1ª vez por Ernest Haeckel, em 1866.

Eco: OYKOS = Casa, Ambiente Logia: LOGOS = Estudo
Estudo das interações dos seres vivos entre si e com o ambiente (físico, químico e biológico). Estudo que inclui todos os organismos dentro da casa e os processos funcionais que a tornam habitável.
Por que é importante estudar a Ecologia?

Ecologiaestuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente. Cuida da conservação, preservação e restauração da natureza.

Ecologia
Os componentes estruturais de um ecossistema

Abióticos - que em conjunto constituem o biótopo : ambiente físico e fatores químicos e físicos . A radiação solar é um dos principais fatores físicos dos ecossistemas terrestres pois é através dela que as plantasrealizam fotossíntese , liberando oxigênio para a atmosfera e transformando a energia luminoso em química . • Bióticos - representados pelos seres vivos que compõem a comunidade biótica ou biocenoses . compreendendo os organismos heterótrofos dependentes da matéria orgânica e os autotróficos responsáveis pela produção primária, ou seja, a fixação do CO2. • Energia – caracterizada pela forçamotriz que aporta nos diversos ambientes e garante as condições necessárias para a produção primária em um ambiente, ou seja, a produção de biomassa a partir de componentes inorgânicos.

Ecologia
Histórico

• A ecologia não tem um início muito bem delineado; • Um discípulo de Aristóteles, Teofrasto, que foi o primeiro a descrever as relações dos organismos entre si e com o meio; • Posterior,...
tracking img