Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este projeto busca analisar a influência da relação afetiva familiar na aprendizagem escolar, pois, atualmente verificamos entre os meios de comunicação: revistas, sites educacionais e outros; que o sistema educacional brasileiro enfrenta vários problemas no que se refere ao processo de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos que ingressam no ensino fundamental; e que mediantetodos os questionamentos levantados sobre as dificuldades enfrentadas com relação à evolução cognitiva do educando, costuma-se atribuir à criança toda culpa por seu fracasso escolar. Existe, porém, esforços em reconhecer através de teorias cientificamente reconhecidas por vários autores, que as dificuldades na aprendizagem não se dão no vazio, e sim em contextos, tanto situacionais, quantointerpessoais.
O motivo que me levou a escolher o tema “Afetividade na Aprendizagem” foi o fato de ter atuado como estagiário junto a crianças com inúmeras dificuldades de aprendizagem. Algumas não aprendem, ou aprendem mal, outras não conseguem adaptar-se facilmente à escola, etc.
Assim, pretendo Investigar e compreender a importância da relação afetiva familiar e seus reflexos no processo deaprendizagem, com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de uma pesquisa de campo, sobre os benefícios dessa relação no processo de aprendizagem, para saber até que ponto a relação afetiva familiar entre pais e filhos interfere ou contribuem nesses problemas?
Os sujeitos da pesquisa são os alunos, pais, educadores e demais agentes do espaço educativo. Sua realização será na escolamunicipal Yara Ribeiro de Albuquerque, da cidade de Igarassu, localizada a 28 Km da Cidade de Recife, no estado de Pernambuco, com área 305,565 km2, população estimada em 103.536 habitantes.
A pesquisa almeja valorizar a compreensão das circunstâncias geral para interpretação com justiça das relações entre os sujeitos envolvidos; com observação do ambiente escolar, por meio de entrevistas, coleta dedados, além da pesquisa bibliográfica, para aprofundar e esclarecer a questão levantada.
Sendo assim, a expectativa desse projeto de pesquisa é estimular a curiosidade dos estudiosos na área pedagógica e também dos órgãos governamentais pela educação; trazendo subsídios que venham fomentar novas propostas para facilitar o desenvolvimento da criança em fase da aquisição e ampliação doconhecimento e sua sistematização em cada especificidade.
Justificativa

Considerada como pequeno grupo social composto por indivíduos que se relacionam uns aos outros com fortes lealdades e afetos recíprocos, seja por consanguinidade ou adoção; a família contemporânea vem adquirindo novas características em sua constituição que vai desde relacionamentos com casais constituídos por um pai (homem) e umamãe (mulher), até todas as variações existentes.
Independentemente da sua formação, várias funções serão desempenhadas por seus membros em suas inter-relações e expectativas de vida; seja em fornecer meios para a sobrevivência, seja para o desenvolvimento dos que constituem o grupo familiar. Seu contexto é amplo, pois, faz parte de um sistema social que vem sendo moldada constantemente por ele. Porisso, não podemos negligenciar sua relação com a sociedade a que pertence, uma vez que, vivemos em períodos de transição e mudanças de valores, e a família especificamente transmite os valores dessa sociedade; uma modelagem do próprio processo de socialização da criança no seu seio.
A partir disso pergunta-se: até que ponto a dificuldade de relação afetiva familiar entre pais e filhos interfereno desenvolvimento da aprendizagem?
Sendo assim, a expectativa desse projeto de pesquisa é estimular a curiosidade dos estudiosos na área pedagógica e também dos órgãos governamentais responsáveis pela educação; trazendo subsídios que venham fomentar novas propostas para facilitar o desenvolvimento da criança em fase da aquisição e ampliação do conhecimento e sua sistematização em cada...
tracking img