Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA


1- IDENTIFICAÇÃO


2- RESUMO
Este projeto de pesquisa tenta compreender o surgimento de novos campos de atuação do serviço social na área de habitação, compondo as equipes técnicas sociais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), visando desvelar a identidade deste profissional, suas competências e suas relações com a comunidade.
3- PROBLEMATIZAÇÃO
3.1.Revisão de literatura
Todas as modificações estruturais vividas pela sociedade brasileira, em sua trajetória histórica rebatem diretamente no conjunto de segmentos que configuram a clientela ou os usuários dos serviços profissionais dos assistentes sociais. Hoje se constata uma profunda “metamorfose da questão social”. (CASTEL, 1997), e com ela surgem novos cenários de trabalho e diversificados perfisde usuários, como analisa Quiroga. (2001).
A análise dos espaços ocupacionais do assistente social requer um resgate crítico do processo histórico de acumulação capitalista, fazendo-se necessário um estudo do seu passado e conhecimento crítico da realidade atual, em sua expansão e metamorfose. O capital assumiu múltiplas faces durante seu processo de acumulação e revitalização, o que não trouxesó benefícios para sociedade, mas consequências que devem ser superadas através de estratégias, que serão desenvolvidas pelo Estado. O Serviço Social nesse cenário, vai se posicionar, buscando através do Movimento de Reconceituação novas formas de trabalho, não se contentando em ser apenas um mero executor, o que vai requerer desse profissional um conhecimento mais amplo das questões sociais.(IAMAMOTO, 1992).
O espaço profissional é um produto histórico, condicionado tanto, pelo nível de luta pela hegemonia que se estabelece entre classes fundamentais e suas respectivas alianças, quanto pelo tipo de respostas teórico-práticas densas de conteúdo político dadas pela categoria profissional. (Ibid.).
Aproximando-se tal discussão do campo habitacional, verifica-se que a ConstituiçãoBrasileira passou a reconhecer, em seu artigo 6º, o direito à moradia como direito social e humano quando definiu: “São direitos sociais, a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.” Entretanto, apesar da centralidade da habitação na vida de todas as pessoas, umdos direitos humanos que mais frequentemente tem sido violado é o direito à moradia. (Emenda Constitucional 26, de 2000).
O fenômeno de crescimento urbano que acompanhou e tornou possível a industrialização brasileira a partir dos anos 1930, quando menos de 30% da população viviam em cidades, provocou drásticas transformações socioeconômicas e espaciais no país. É fato que a combinação de taisprocessos, industrialização e urbanização, ocasionaram a alteração do modo de produção e, por consequência, uma enorme concentração econômica, a qual tem determinado um processo de exclusão sócio espacial da maior parte da população. A consequência mais imediata foi à segregação espacial que reflete a divisão da renda e se traduz, notadamente, pelo acesso desigual às infraestruturas e ao solo. A essapopulação, excluída do mercado imobiliário regular e pela ausência de uma promoção pública, mesmo que adaptada a seus meios, não restou outra escolha senão a de resolver a questão de sua habitação na "cidade ilegal" (SACHS, 1999, p. 57 apud TAVARES, 2004, p. 01).
Logo, a cidade capitalista, reúne as condições gerais para a produção e os meios de reprodução do capital e do trabalho, de modo queficam explícitas as contradições das relações construídas a partir da apropriação privada dos bens socialmente produzidos (CABRAL, 2005, p.02)
Na América Latina, a extrema desigualdade, de caráter estrutural, continua sendo a razão primeira da pobreza. Desigualdade de renda, desigualdade de acesso, desigualdade de meios, desigualdade na detenção de ativos. A provisão de serviços urbanos em...
tracking img