Minimindme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCRITAS ALFABÉTICAS E NÃO-ALFABÉTICAS


Anteriormente ao século XVII, os europeus viviam com a quase alfabética escrita dos árabes e hebraicos. Os Mayas e os Astecas tinham a escrita quenão era considerada alfabética por não representarem a fala através de letras ou sílabas. Os hieroglíficos ou pictografias consistiam em transmitir uma idéia,um objeto através de desenhos, símbolos,figuras. Isso não abalou os conceitos de escrita com alfabeto.
Do século XVII em diante, o sistema de escrita chinês foi o que preocupou os europeus.
Ainda no século XVII, a escritaganhou uma perspectiva evolucionista na qual o sistema de escrita alfabética foi considerado o melhor.
A maioria dos ingleses não aceitava a escrita chinesa como alfabética, já que havia muitoscaracteres,de difícil compreensão e ligação direta com a fala.
No século XIX, esse confronto entre a China e Europa continuou. Porém, com o grande poder da Europa, autores foram convencidos deque a escrita chinesa era inferior.
Além disso, nessa mesma época houve a decifração dos hieroglíficos egípcios. Com uma nova potência, uma escrita alfabética - que como já foi mencionado antes,era considerada a melhor – era mais fácil dominar um império antigo como o da China.
Segundo um filósofo inglês, a língua hieroglífica iria perder toda sua característica até que se tornasseapenas representação fonética,primeiramente com sílabas e posteriormente com letras.
O egiptologista Sir Flinders Petrie escreveu sobre os “estágios” de evolução do pictograma (símbolos) até oalfabeto:
[...] “os símbolos começaram a ser associados aos sons e não ao sentido da forma original, e foi possível usá-los para uma palavra,para parte de um a palavra, como um rebus* ”* Jogo que consiste em representar palavras ou frases por meio de desenhos ou sinais cujo nome apresenta analogia com o que se quer dar a entender.




Durkheim,Mauss e Lévi Brühl...
tracking img