Antropologia etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas:

1) a) Antropologia Biológica:
b) Antropologia pré-histórica:
c) Antropologia Linguistica:
d) Antropologia social e cultural:

2)

* OETNOCENTRISMO é a atitude pela qual um indivíduo ou um grupo social, que se considera o sistema de referência, julga outros indivíduos ou grupos à luz dos seus própriosvalores. Pressupõe que o indivíduo, ou grupo de referência, se considere superior àqueles que ele julga, e também que o indivíduo, ou grupo etnocêntrico, tenha um conhecimentomuito limitado dos outros, mesmo que viva na sua proximidade.
* No etnocentrismo:

* O grupo se considera superior aos outros.

* O indivíduo ou gruposocial toma a si próprio como ponto de referência pra avaliar outros grupos
Exemplo: Nazismo.

* O RELATIVISMO é um princípio que afirma que todos os sistemasculturais são intrinsecamente iguais em valor, e que os aspectos característicos de cada um têm de ser avaliados e explicados dentro do contexto do sistema em que aparecem.* No relativismo:

* Todos os sistemas culturais são iguais em valor

* As características de cada um são avaliadas de acordo com o sistema em que estãoinseridos
Exemplo: Comunidade hippie

3)

4) A cultura ao ser definida se refere à literatura, cinema, arte, entre outras, porém seu sentido é bem mais abrangente,pois cultura pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade, mais precisamente da inteligência, consegue executar. Dessa forma, todos os povos esociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.
tracking img