Trabalho de antropologia sobre etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidades do Estado do Amazonas
Escola Normal Superior
Curso de Pedagogia
Disciplina:Sociologia da Educação Brasileira
Professor: Geraldo Valle
Turma: 2º Período Vespertino
Acadêmicos:Rosilane Araújo, Heleson Freitas, Rosimeire Serejo, Toni Esterfeson
Relato do texto :O Século XIX,segundo Furtado
Maria Teresa Ribeiro deOliveira
O texto “O século XIX,segundo Furtado” tem como objetivo explicar o processo evolutivo da economia do Brasil respaldado na perspectiva teórica de Celso Furtado.
Em uma de suasobras,Furtado analisa a economia brasileira de modo a discordar de teorias antigas que explicam a economia brasileira historicamente.
Basicamente ele afirma que o atraso da economia brasileira atualmente édecorrente da estagnação econômica de quando o Brasil era colônia de Portugal e mesmo depois da independência política,a economia continuou sendo colonial.Somente no século XIX,o Brasil começa a evoluireconomicamente.
Furtado aborda outros casos como a instalação do governo Português no Rio de Janeiro,alegando que a política joanina não foi crucial para a evolução econômica brasileira e outrosdetalhes precisos que Furtado ousa afirmar e explicar em oposição aos historiadores e economistas antigos.


Relato do texto: “Um Seminário de Marx”Roberto Schwarz
O texto “Um seminário de Marx” mostra a realidade vivida por um grupo de estudiosos observando diversos acontecimentos históricos baseando-se naperspectiva teórica de Karl Marx a partir de sua obra O Capital.Uma das principais análises elaboradas pelos intelectuais é sobre o atraso econômico do Brasil.
Através desses seminários eles procuravamapontar trechos em que a sociedade desmentisse o marxismo oficial,em momentos marcantes da história em que viviam,mas não esquecendo o que se passava em outras sociedades internacionais e seus...
tracking img