Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNISEB INTERATIVO
CURSO DE PEDAGOGIA


PROJETO DE PESQUISA


SANTA ROSA DE VITERBO
2012
1. TITULO: O PAPEL DO LÚDICO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS.

1.1 TEMAS: Este projeto tem como objetivo demonstrar o Lúdico como um dos métodos para a melhoria da Educação, como uma ponte para auxiliar na melhoria dos resultados por parte dos professores em promover mudanças nadidática e na pedagogia.

2. JUSTIFICATIVA DO TEMA
A realização desta pesquisa justificou-se pelo fato de que o brincar, independentemente da cultura ou da década, traz lembranças que podem ou não auxiliar no dia-a-dia do educador e da criança, na realidade escolar, já que é fundamental para a vida, a formação e o desenvolvimento do ser humano, em qualquer idade. Assim o brincar, dentroou fora de sala de aula, precisa ser estimulado pelo educador, o qual na maioria das vezes passa grande parte do tempo com as crianças.
Quero justificar pelo fato de apesar das varias propostas e ações existentes no âmbito da Educação, como projeto educacional, seminários, programas de governo, percebe-se que os resultados continuam insatisfatórios, o que demonstra a necessidade demudanças no contexto educacional, sendo assim, o professor torna-se um dos principais, protagonista dessa mudança.
O lúdico torna o momento de ensino em algo agradável, prazeroso, divertido e ao mesmo tempo rico em conhecimentos afins. A partir do foco desta pesquisa nota-se a relevância de conscientização de educadores e profissionais da educação para uma plena introdução dolúdico nas escolas, apesar da resistência de alguns professores, que na verdade estão um tanto quanto desinteressados em modificar seus hábitos e sua metodologia de ensino.
Estes professores ainda pensam que “hora de brincar é hora de brincar e hora de estudar é hora de estudar“ PAULO FREIRE (1996), diz que o professor precisa pensar certo para só então ensinar a pensar certo, deforma cônscia e autônoma, com certeza de seus sentimentos e valorizando o cognitivo de cada aprendiz.

3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA
Frente à atual distribuição de papéis sociais entre homens e mulheres, a guarda compartilhada dos filhos pode ser considerada um instituto jurídico adequado e satisfatório?

4. OBJETIVOS
4.1. OBJETIVO GERAL:
•Conferir se o espaço e as relações do Lúdico como facilitador da aprendizagem na sala de aula é de muita ajuda para as crianças da Educação Infantil;
4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS (opcional):
• Conferir como é que o os professores percebem o Lúdico, quais suas concepções;
• Investigar como o Lúdico é utilizado no plano de trabalho e na prática de sala de aula;
•certificar se há uma relação de interdisciplinaridade ou algum tipo de integração com a Educação Infantil em todas as áreas;
• Examinar a contribuição do Lúdico para o rendimento do aluno na aprendizagem;
Apresentamos o lúdico como uma das maneiras mais eficazes para envolver os alunos nas atividades, pois a brincadeira está intimamente ligada à criança. É muitoimportante aprender com alegria. Enquanto se divertem, as crianças se conhecem, aprendem e descobrem o mundo.
Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca. Por exemplo, para assumir um determinado papel numa brincadeira, a criança deve conhecer alguma de suas características.
Seusconhecimentos provêm da imitação de alguém ou de algo conhecido, de uma experiência vivida na família ou em outros ambientas, do relato de um colega ou de um adulto, de cenas assistidas na televisão, no cinema ou narradas em livros etc.
A fonte de seus conhecimentos é múltipla, mas encontram-se ainda, fragmentados. É no ato de brincar que a criança estabelece os diferentes vínculos...
tracking img