Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. APRESENTAÇÃO

A Linguagem Publicitária usa os recursos lingüísticos como forma de convencimento, ou seja, uma espécie de manipulação e classifica-o como um termo relacionado apenas a mensagens comerciais. Já o termo propaganda está relacionado a mensagem política, religiosa, institucional e comercial.
Já a Linguagem da Propaganda deixa claro que seu objetivo é o estudo dos aspectos demodo geral como os recursos expressivos ou comunicacionais, deixando de lado som e imagem e focalizando a parte lingüística.
A tarefa da propaganda vem para realizar um estudo que investiga os investimentos publicitários e os efeitos econômicos. O significado desse estudo é obter dados sobre o retorno nas vendas de todo esse investimento aplicado.
O marketing e a criatividade atuam como uma formade fazer com que o lucro seja a mais legitima e a mais objetiva de todas as motivações da empresa, que é inclusive a única forma de se manter a sobrevivência da empresa.
A criatividade passa por manifestações quando começa a fazer uma reflexão sobre a diferença específica que existe entre o raciocínio do homem e qualquer outro tipo de atividade similar a esse raciocínio.
As marcas são símbolosde emoções. À medida que elas crescem de importância na vida das pessoas, deixam de representar produtos, serviços e empresas para representarem também aquilo que a gente acredita.
A principal característica do planejamento estratégico orientado para o mercado é criar condições para que a empresa cresça de forma equilibrada, mas a sua finalidade básica é sempre a mesma: induzir nossos principaisconcorrentes a não investir naqueles produtos, mercados e serviços onde decidimos concentrar o grosso de nossa força.
O alinhamento empresarial vem mostrar a necessidade do planejamento. Advém do fato de as atividades humanas exigirem a utilização de recursos, tecnologia, processos e pessoas, coordenados de forma integrada, para que se atinjam resultados.
O planejamento em marketing e tomadade decisões utilizam conceitos das ciências como a psicologia, a sociologia, a matemática e também da pesquisa científica, adaptados às necessidades da administração de marketing para uma melhor compreensão dos fenômenos mercadológicos.
O marketing estratégico demonstra como o processo administrativo age convertendo os recursos naturais em produtos e serviços satisfatórios e significativos, ospassos que a administração da empresa executa para traduzir as necessidades do mercado em oportunidades e respostas de marketing.

2. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Após a analise da situação de mercado, identificamos os problemas: ameaças e oportunidades com que a empresa se depara, é que se inicia o planejamento de ações de marketing. A seguir, relacionamos questões deconvivência diária dos executivos de marketing que comprovam a necessidade de obter informações que visem quantificar ou compreender as relações de consumo.

3. HIPÓTESES DA PESQUISA

• Quais são as expectativas e nível de satisfação dos consumidores em relação aos produtos?
• Qual é a melhor embalagem, design, cores e nome para os produtos?
• Qual é o tema da campanha publicitária para atingirmosnosso público-alvo?
• Qual é a imagem de marca da linha de produtos?
• Qual é o preço que o consumidor está disposto a pagar?
• Que tipo de promoção de venda é mais eficiente?
• Quais são os motivos de compra de nossos consumidores?
• Como podemos avaliar o desempenho do distribuidor?
• Qual é o canal de distribuição mais eficiente?
• Qual é a nossa concorrência direta e indireta?
• Qual é aparticipação de mercado de nosso produto?
• Quais são os hábitos e atitudes dos consumidores em relação aos produtos?
• Em que segmentos de mercados podem atuar?
Para administrar o marketing com eficiência é imprescindível que a empresa realize planejamento estratégico. A essência para o planejamento estratégico de marketing da empresa é o conhecimento da sua situação no mercado. O que...
tracking img