Projeto de pesquisa.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DA INFORMÁTICA NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Projeto apresentado para integralização da disciplina de Trabalho de Graduação, do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

Nome Tutor Externo: Sulani Zanini Pizzolo Stupp

TUBARÃO

2010SUMÁRIO

1. DEFINIÇÃO DO TEMA 01
2. OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS 02
3. JUSTIFICATIVA 03
4. METODOLOGIA 04
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 06
REFERENCIAS 07
CRONOGRAMA...............................................................................................................08

1 DEFINIÇÃO DO TEMA

A informática nas séries iniciais do ensino fundamental.

No Brasil, a utilização dainformática como recurso pedagógico iniciou-se nas universidades, enfatizando a utilização da tecnologia a serviço da educação. Mediante esta realidade, estendeu-se sua utilização as escolas e também os professores sentiram a necessidade de rever os conceitos e posturas adotadas em sua prática pedagógica. A informática trouxe benefícios para o setor educacional. em aspectos construtivistas, houveuma maior interação entre aluno/professor/computador, tornando este recurso um subsídio imprescindível no processo de mediação do conhecimento. Em aspectos tradicionais, percebeu-se a defasagem apresentada diante das situações ocorrentes e constatou-se a necessidade de mudança. O trabalho a ser desenvolvido com alunos das séries iniciais do ensino fundamental sugere o uso da informática como fonteinovadora do processo de aprendizagem, visando um melhor aproveitamento e rendimento das atividades desenvolvidas pelo setor. A proposta inicial do trabalho com a informática nas séries iniciais do ensino fundamental necessita de mudanças relevantes, para a real efetivação do processo de ensino-aprendizagem. A informática tem a função de redimensionar o papel do professor, tornando-o umprofissional imbuído na mediação de um conhecimento realmente aplicável aos dias atuais, como também na formação de cidadãos participantes e atuantes de uma sociedade cada vez mais competitiva. Portanto, a inclusão digital dos profissionais da educação, assim como a inserção dos alunos nesta realidade torna-se de fundamental importância para que, na medida do possível modifique-se o panorama educacional econquiste-se as mudanças necessárias, objetivando adquirir conhecimentos realmente aplicáveis e condizentes com a realidade em questão.

2 OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

Objetivo geral:

Proporcionar a iniciação e noções básicas de informática, com uma metodologia adequada a faixa etária e intelectual dos alunos.

Objetivos específicos:

Estimular o aprendizado e atrair a atenção dosalunos com métodos recreativos;
Incorporar o jogo, o lúdico, o prazer e a alegria no conjunto da vida escolar,
Proporcionar o conhecimento necessário para o aluno acompanhar as novas tecnologias;
Orientar e despertar nos alunos o gosto pela informática.

3 JUSTIFICATIVA
A maioria dos professores teme o uso da informática na sala de aula, muitas vezes por medo do novo, ou simplesmente porver o computador como algo difícil para trabalhar, ou simplesmente porque os alunos conhecem mais o computador do que os próprios professores. Porém o que se sabe é que o computador não veio para dificultar a vida das pessoas, mas sim para ajudar e facilitar muitas atividades que seriam difíceis de serem realizadas sem a informática, como organização de notas dos alunos em planilha eletrônica,produção e correção de trabalho, educação a distância, acessar sua conta bancária, envio arquivos digitais instantâneo, apuração de urnas eletrônicas, utilização de cartão de crédito entre outros.
Um dos fatores principais para se obter sucesso na utilização da informática na educação é a capacitação dos professores para trabalharem com a nova realidade educacional. Os professores devem estar...
tracking img