Resenha filme amstad

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JURAY NASCIMENTO DE CASTRO

AMISTAD
ANÁLISE CRÍTICA

Análise Crítica do filme “Amistad”, Apresentado à professora Rosalice M Marinho Carvalho do Instituto de Educação Superior UNYAHANA deSalvador.

Salvador – Bahia Março de 2002

SINÓPSE ANALÍTICO-CRÍTICA DO FILME AMISTAD

TÍTULO DO FILME: AMISTAD (Produzido em 1997 nos Estados Unidos) DIRETOR: Stiven Spilberg ELENCO:       Morgan Freeman, Anthony Hopkins, Matthew McConaughey, Nigel Hawthorne, Djmon Housou, David Paymer, Anna Paquin

TEMÁTICA

O filme remonta ao ano de 1839, e retrata a saga de 53 negros africanos,que embora feridos na sua dignidade posto que lhes tiram o bem maior de um homem, “o direito ‘a liberdade” lutam desesperadamente por reconquista-la.

A tentativa de fuga culmina na morte da maiorparte da tripulação do navio negreiro “la Amistad” obrigando os sobreviventes a levá-los de volta à África.

Enganados, desembarcam na costa leste dos Estados Unidos, onde são acusados de assassinato,e presos, enfrentando um longo e polêmico processo, infligido pela sociedade burguesa Americana num período onde as divergências internas do país entre o norte abolicionista e o sul escravagista,caracterizavam um processo convulsivo de rompimento com paradigmas sociais.

2

ENRREDO

O enredo aborda o processo de julgamento dos negros sobreviventes, pelos Tribunais Norte Americanos 22 anosantes do início da Guerra Civil, num contexto marcado pelos conflitos internos e pelo acirramento das divergências do norte abolicionista, com o sul escravagista.

O relato ocorre na passagem doséculo XVIII para o XIX, quando os Estados Unidos recém-independentes e ansioso por tornar-se uma nação forte e reconhecida perante o mundo capitalista, enfrenta os conflitos internos entre o norte e osul. O norte, abastado pelas riquezas acumuladas durante o período colonial, criou condições favoráveis para o desenvolvimento calcado na mão-de-obra livre disponibilizada pelo trabalho assalariado....
tracking img