Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO
ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL - UNIDERP
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

PROJETO DE PESQUISA |

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.1 TÍTULOS DO PROJETO:

Reincidência: além dos muros existe uma cidadania a ser conquistada

1.2 ACADÊMICOS (AS) /RA:

José Nilson Vieira Mendes – 118981

1.3 ORIENTADOR:

Elaine Cristine

2 APRESENTAÇÃOUm estudo sobre a reincidência de internações clínicas de pacientes dependentes de álcool em hospitais psiquiátricos. Busca enquanto projeto de pesquisa uma alternativa frente aos desafios enfrentados na re-socialização objetivada pelo tratamento clínico, em contraponto questiona a eficácia como meio de inserção a cidadania dos alcoólatras.
Verifica na pratica sua justificativa dentro da questãoque se gesta metodologicamente na intervenção psicoativa e em face da resposta psicoterapêutica ao trauma. Sugere uma reflexão ampla das condições atuais do procedimento curativo no contexto da psiquiatria, na privação de sua liberdade e enquanto é eficaz tal procedimento.
O projeto foi desenvolvido em face das indagações gestadas no campo de estágio, quanto ao regresso freqüente dos internoscom dependência ou problema relacionado à ingestão de bebida alcoólica. Sua relevância esta associada às alternativas potenciais no processo de reinserção, quando o alcoolista não é apenas objeto de esforços, mas parte principal de todo processo.

3 JUSTIFICATIVA

O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo. Além de o uso crônico de álcool está associado com perdas cognitivas,motoras e mau funcionamento de certas funções cerebrais, é o fator agravante por mais de trezentos e cinqüenta doenças físicas e psiquiátricas. Hoje, no Brasil, o álcool já é o responsável por mais de 90% das internações hospitalares por dependência.
O tratamento da dependência química costuma ser longo, uma vez que se trata de uma doença crônica. O envolvimento de uma equipe multidisciplinar, comopsiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, entre outros, costuma obter maior sucesso no tratamento do que o trabalho individual destes profissionais.
O tratamento tem como objetivos a abstinência, a prevenção de recaídas e o retorno à funcionalidade prévia em todos os âmbitos: social, profissional e familiar. Pesquisa realizada no campo de estágio, Clínica de Repouso SãoFrancisco, revelou que 74,9% dos internos alcoolistas já são reincidentes, sendo que deste universo 41,6% foram internados mais de três vezes. Por esses motivos faz-se necessário a contemplação desse projeto cuja intenção não é apenas promover uma reflexão a cerca da diminuição da reincidência de internações no agravo de alcoolismo, como referencial de efetividade das internações clínica, também, are-socialização adequada aos acometidos por tal moléstia bem como a quebra de paradigmas sociais na receptividade no regresso a suas rotinas.

4 PROBLEMA DA PESQUISA

A indagação que se faz é sobre a efetividade do processo de reinserção a cidadania, quanto sua aplicabilidade, paliativa e curativa. Porque há nesse contexto reincidências de relevância no tratamento do alcoolista em clinicade repouso?

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Através da história a questão da reforma psiquiátrica foi discutida, Philippe Pinel (1745-1826), diretor dos hospitais de Bicêtre e da Salpêtrière, contrário a corrente normativa dos tratamentos aos “loucos” foi um dos primeiros a libertar os pacientes dos manicômios das correntes. Além da liberdade de movimentos, Philippe Pinel, trouxe por conseqüentenessa atitude a reflexão da intervenção terapêutica, um marco para a re-socialização; de reintegração do ser humano ao seu meio (Menezes, 2009).
Desde que a efetividade no tratamento passou a ser uma preocupação, também, médico-científico nasce duas correntes diferentes de pensamento em relação às formas, meios e mecanismos utilizados no tratamento e no que se refere à origem de seus males. Uma...
tracking img