Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura do Projeto de Pesquisa tendo como base as Normas Técnicas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

I -CAPA (obrigatório)
II -FOLHA DE ROSTO (obrigatório)
III -IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO (obrigatório)
IV -SUMÁRIO (obrigatório)

ELEMENTOS TEXTUAIS

V -TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA (obrigatório)
VI -OBJETIVOS: gerais eespecíficos (obrigatório)
VII -JUSTIFICATIVAS (obrigatório)

VIII -FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-EMPÍRICA (obrigatório)

IX -METODOLOGIA (obrigatório)
X -DEFINIÇÃO DOS TERMOS (opcional)
XI -CRONOGRAMA (obrigatório)

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

XII -REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (obrigatório)
XIII -FOLHA DE APROVAÇÃO (obrigatório)

OBS: : Projeto de Pesquisa datilografado ou impresso em espaço 1 ½ (um emeio), em papel branco tamanho A4 (21cmX29,7cm), letra tipo times new roman ou arial tamanho 12 (doze) ou equivalente;

A margem superior do papel deve ter 3cm; a inferior 2cm; a margem esquerda 3cm e a direita
2cm.

Todo o projeto em fonte 12 (exceção do título-fonte 14 e citações e notas – fonte 11), espaçamento 1/5 entre linhas, 2 toques 1/5 entre parágrafos e parágrafo de um Tab (1,25).Número de página: fonte 10, canto superior direito da folha, 2 cm da borda superior e 2cm borda direita.

I – CAPA

II – FOLHA DE ROSTO

III- IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

IV – SUMÁRIO

V – TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA

Título:
TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA – Negrito,
CAIXA ALTA, fonte 12.
Texto:
Espaçamento 1/5 entre linhas, 2 toques 1/5 entre
parágrafos, fonte 12. Deve-seterminar o texto
especificando o problema.
OBS: Embora a numeração seja seqüencial,
a partir da folha de rosto, a visualização do
algarismo tem início a partir do TEMA-PROBLEMA

Problematização: A problematização deve expressar-se, através da questão-problema, marcada por uma grande interrogação. Este é o fio condutor que marca todo desenvolvimento da pesquisa.Ao final, deverá ser apresentada a resposta-solução.
“Aqui você deve formular (como uma indagação, pergunta, questão) o problema fundamental que você está se propondo a tratar, a clarificar e até a oferecer respostas, dependendo do tipo da pesquisa. Pense que o resultado de seu esforço de investigação será justamente a resposta encontrada por você no decorrer desta tarefa. [...] Problemassecundários podem ser igualmente apontados nessa parte como apoio e auxílio para a compreensão do conjunto da problemática detectada nos quadros que envolvem o objeto de pesquisa”.(MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de metodologia da pesquisa no Direito. . 2. ed. rev. Amp. São Paulo: Saraiva, 2004, p. 201).

VI –OBJETIVOS

Título:
Fonte 12, negrito, CAIXA ALTA
Texto:Fonte 12, espaçamento 1/5 entre linhas,
2 toques 1/5 entre parágrafos.

Objetivos: “Se você está se propondo a pesquisar algum assunto é porque tem uma meta a ser alcançada, pretende constatar, verificar, examinar ou analisar algo. Este é seu objetivo geral. Enquanto o objetivo geral busca definir uma meta para o trabalho como um todo, os objetivos específicos estão voltados ao atendimentode questões mais particulares da pesquisa”. (MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de metodologia da pesquisa no Direito. . 2. ed. rev. Amp. São Paulo: Saraiva, 2004, p. 206/207).

VII – JUSTIFICATIVA (Destacar a importância da análise do tema proposto)

Título:
Fonte 12, negrito, CAIXA ALTA
Texto:
Fonte 12, espaçamento 1/5 entre linhas,
2 toques 1/5 entre parágrafosJustificativa: “Neste momento apresentam-se os motivos, as razões que ensejaram a pesquisa, o estágio atual da problemática envolvida e o interesse em sua investigação. Justifica-se o interesse de pesquisar o objeto na forma que está propondo o autor do trabalho. Na justificativa devemos utilizar todos os argumentos indispensáveis para “vendermos o nosso peixe”. Devemos demonstrar a...
tracking img