Projeto de pesquisa: woodstock

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA

WOODSTOCK: DIAS DE PAZ E MUSICA

Érika Cristina da Silva
UniFMU
2005
SUMÁRIO

Introdução 3

Justificativa 4

Objetivos 7

Metodologia 8

Cronograma 9

Bibliografia 10

INTRODUÇÃO

Este projeto objetiva o aprendizado para um projeto futuro, no caso, o TGI, e a criação de um novo produto para o mercado.
O título “Woodstock: dias de paz emúsica” quer mostrar o que veio a ser este festival, que influenciou muita gente e mudou o modo de pensar de toda uma geração.

Acreditamos também que este trabalho poderá contribuir para o conhecimento específico do tema.

JUSTIFICATIVA

O ano de 1969 foi marcado mesmo pelo festival Woodstock o maior de todos os festivais de rock, realizado no fim de semana de 15 a 17 de agosto, em Bethel , NovaYork , um mês depois do homem ter pisado na lua. O evento se chamava Woodstock Music & Art Fair, subtitulado "Primeira Exposição Aquariana". Seu slogan "três dias de paz e música" logo foi modificado para "três dias de paz e amor". O valor do ingresso para o fim de semana era 18 dólares, mas a maior parte do público invadiu o local derrubando as cercas (como pode ser visto no filme "Woodstock" deMichael Wadleigh).
A música rolou quase sem parar para meio milhão de jovens, com um cast de artistas que formavam um verdadeiro Quem é Quem do rock.
Na manha de segunda feira, dia 18 de agosto, sob um imenso sol alaranjado, Jimi Hendrix sobe ao palco, brindando aqueles que ainda não tinham ido embora do local, com sua interpretação do hino nacional dos EUA, "The Star Spangled Banner"arrancando de sua guitarra explosões de bombas, granadas, rajadas de metralhadoras e roncos de helicópteros, numa clara alusão a guerra do Vietnã. Aqueles que tiveram o privilégio de viver o festival de perto saíram sentindo-se ungidos de santidade. Ainda haveriam outros festivais (como o de Altamont, com 300 mil pessoas), mas nenhum com a força de um Woodstock.
Mas o Woodstock não foi sómaravilhas...teve as partes podres como:
Falta de comida, condições sanitárias precárias, quase inexistentes, muitas drogas, e muito álcool, teve gente que perdeu muita coisa, carros, amigos, e morreram três pessoas, mais também nasceram três crianças. Apesar de tudo, não aconteceram nenhuma ocorrência grave. Não foi comunicado nenhum crime violento na área e nenhum caso de roubo ou invasão de domicílio nascasas vizinhas. A ação da polícia limitou-se à apreensão de drogas e pequenos casos, somente.
Mais desses três dias tiram muita cultura, eles aprenderam o verdadeiro significado das palavras dividir, ajudar, considerar, respeitar, a maioria saiu do Woodstock com uma visão totalmente diferente do mundo.
A Feira de Arte e Música de Woodstock, em 1969, trouxe mais de 450.000 pessoas para um pastono Condado de Sullivan. Durante quatro dias, o local se tornou uma mini-nação contra-cultural na qual as mentes estavam abertas, drogas eram o que havia de mais legal e o amor era "livre". A música começou na tarde de 15 de agosto, sexta-feira, às 17:07h e continuou até a metade da manhã do dia 18 de agosto, segunda-feira. O festival fechou a via expressa do Estado de Nova Iorque e criou um dospiores engarrafamentos da nação. Mas valeu a pena!
[pic]

[pic]
Woodstock custou basicamente, mais que $2.4 milhões e foi patrocinado por quatro homens muito diferentes e muito jovens: John Roberts, Joel Rosenman, Artie Kornfeld e Michael Lang.
Até hoje, os fundadores de Woodstock discordam quanto a quem propôs a idéia original do concerto.

No início de abril, os promotores estavam cultivandoa imagem de Woodstock cuidadosamente na imprensa underground, em publicações como a Village Voice e a revista Rolling Stone. Anúncios começaram a ser lançados em The New York Times e The Times Herald-Record em maio. Para Kornfeld, Woodstock não era uma questão de construir palcos, assinar atos ou até mesmo vender ingressos. Para ele, o festival era sempre um estado da mente, um acontecimento...
tracking img